Secretário vai fazer o pedido oficial ao Governo do Estado nesta semana
Do Folha Metropolitana
Por Wellington Alves
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT) oficializará nesta semana o pedido da Prefeitura de Guarulhos de instalação de uma estação de trem no Jardim São João para o Governo do Estado de São Paulo.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, está ciente do desejo do município desde a semana passada, quando teve reunião com o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida.
O Trem de Guarulhos ligará a estação Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo, até o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O projeto original iria até o Parque Cecap, contudo, anteontem, Fernandes divulgou a nova proposta.
Levantamento da STT aponta 383.981 viagens intermunicipais diárias na cidade. Segundo Pereira, cerca de 50% desse contingente teria fácil acesso à estação no Cecap, o que pode resultar em congestionamentos na região e superlotação da própria estação. “É impossível não levar o trem até o aeroporto e o São João.”
A Prefeitura pleiteia também alguma forma de contemplar a região do Pimentas com o transporte férreo. A previsão do início das obras, segundo Pereira, deve ser no próximo ano.
Estado confirma ligação de trem até o Aeroporto de Guarulhos
O secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou anteontem que o Trem de Guarulhos será construído, mesmo sem a garantia da instalação do Trem de Alta Velocidade (TAV) pelo Governo Federal. Até o mês passado o discurso do governo estadual era de que uma obra dependeria da outra.
Fernandes afirmou em encontro com o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) que o Trem de Guarulhos terá 3 quilômetros a mais do que o previsto, alcançando o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário