Estado descumpre lei na cidade
Do Diário de Guarulhos
Da Redação
Durante discurso na inauguração do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Bom Clima, ontem, o secretário de Saúde, Carlos Derman citou lei estadual que determina que o governo do Estado mantenha leitos psiquiátricos em hospitais gerais que integram o Sistema Único de Saúde (SUS). O que chamou atenção é que a Lei 12.060/05 não é cumprida na cidade..
Guarulhos tem atualmente 31 leitos, sendo 12 no Hospital Municipal de Urgência (HMU), oito no Hospital Pimentas-Bonsucesso, seis no Caps Alvorecer e mais cinco no recém-aberto Caps Bom Clima.
De acordo com a lei, o poder Executivo pode subvencionar órgãos públicos municipais e entidades filantrópicas que mantêm convênio com o SUS para que, por meio de projeto específico, implementem nos hospitais municipais e nos filantrópicos, a exigência. O que não acontece na cidade, já que aqui apenas a Prefeitura mantém os leitos.
O texto diz que os hospitais gerais tinham até 2008 para se adequar a lei.
BARRADOS
Os vereadores Zé Mário (sem partido) e Eduardo Carneiro (PSL) foram impedidos de conhecer hoje as instalações da Biofast, em São Paulo. Contratada pela Secretaria Municipal de Saúde, por cerca de R$ 26 milhões ao ano, a empresa é responsável por todos os exames laboratoriais feitos pela municipalidade por intermédio do Sistema Único de Saúde.
REUNIÃO
Segundo Zé Mário, ele e o colega ficaram cerca de 40 minutos esperando, em pé, em meio a correria e muitos telefonemas, que findaram com a negativa para a visita. De volta a Guarulhos, os vereadores entraram em contato com Carlos Derman, secretário de Saúde, para avisar do ocorrido e marcar uma reunião, que aconteceu ontem à noite mesmo.
SOLIDÁRIO
Derman se mostrou indignado com a situação vivida pelos vereadores e afirmou que vai tomar as devidas providências. Segundo Zé Mário, o chefe da pasta disse que o contrato já foi alvo de outras reclamações e até mesmo a rescisão está sendo cogitada pelo município.
RESPOSTA
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Grupo Biofast informou “que, por conta da natureza de seu negócio, é necessário cumprir procedimentos e protocolos de segurança no atendimento a pessoas que não atuem profissionalmente no local. Assim, o ocorrido com os vereadores, na central técnica da rede de laboratórios, é um procedimento de praxe que visa a garantir a excelência do serviço”.
REPERCUSSÃO
A informação de que a cidade receberá até 2014 uma ligação via trem com a vizinha São Paulo repercutiu no meio político local. Moradora do bairro Parque Cecap, que conforme o projeto receberá uma estação, a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) disse que o transporte sobre trilhos gera mais qualidade de vida a população
CONQUISTA
A parlamentar comunista conta que o Expresso Guarulhos é uma antiga reivindicação do município, e espera que desta vez o investimento do governo estadual aconteça de fato. “Trata-se de uma grande conquista para toda a população, vai beneficiar milhares de pessoas de variadas regiões da cidade”, disse.
SEGURANÇA
A inauguração da Inspetoria da Regional Sul, que aconteceu semana passada na Vila Galvão, é um importante passo para diminuir a criminalidade na região, segundo o secretário de Segurança Pública da cidade, João Dárcio. Com o novo equipamento, a Guarda Civil Municipal (GCM) terá sua presença ampliada em sete bairros da região.
RESULTADO
“Trata-se de uma reivindicação da população durante as assembleias do Orçamento Participativo, que hoje se concretiza graças à determinação do prefeito Sebastião Almeida e do esforço de uma equipe empenhada”, afirmou o secretário João Dárcio, durante a inauguração da inspetoria.
ALVARÁS
O vereador Lamé Smeili (PTdoB) foi até a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), hoje, pedir pela rapidez na expedição de Alvarás de Funcionamento para igrejas e templos religiosos da cidade. A SDU informou que a orientação do prefeito Almeida é desburocratizar a máquina administrativa, orientar e ajudar estas entidades a conseguir os documentos oficiais para o seu pleno funcionamento.
“Problema da corrupção nunca foi tão sério”
JOSÉ SERRA, ex-governador de SP, em entrevista ao jornal espanhol El País, sobre corrupção no Brasil