quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Tratamento de esgoto na cidade chega a 35%


Ministra Mirian Belchior com Prefeito Sebastião
Almeida inauguram a ETE Bonsucesso

ETE Bonsucesso contribuiu para aumento na porcentagem

Da Redação Guarulhosweb

O Programa de Tratamento de Esgoto de Guarulhos avançou com a entrega da ETE Bonsucesso. Com a conclusão da obra a capacidade total de tratamento de esgoto em Guarulhos aumenta para 35% em pouco mais de um ano, já que o sistema São João (com capacidade para tratar 15% dos esgotos coletados) foi inaugurado no dia 27 de setembro de 2010. Tomando por base dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, com 35% Guarulhos passa a ser o 11º município - dos 39 que compõem a região metropolitana de São Paulo (RMSP) - que mais trata esgoto na RMSP.
As obras do Programa de Tratamento de Esgoto são realizadas desde 2008, com recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As construções das ETEs São João e Bonsucesso foram iniciadas em julho de 2009; aproximadamente 350 operários trabalharam nos canteiros de obras.
Presente na solenidade de inauguração, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que representou a presidente Dilma Rousseff, destacou a importância do programa de Guarulhos. "Vir para esta inauguração é prazeroso porque é a concretização do trabalho que fazemos em Brasília; porque vemos que está dando resultado", disse a ministra. Ela enfatizou que o PAC mudou a realidade do País, ao priorizar recursos para o saneamento, e que Guarulhos soube aproveitar essa oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário