quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Recicladora da Proguaru utiliza resíduos da construção civil na produção de concreto

NOTA DO BLOGUEIRO: Essa iniciativa precisa ser ampliada em nossa cidade, pois gera economia aos cofres da prefeitura, bem como, ajuda a preservar o nosso meio ambiente, já que diminui a quantidade de resíduos sólidos que são despejados nos pontos de descarte da cidade. Parabéns a PROGUARU, espero ver em breve outras usinas em nossa cidade e nos demais municípios da grande São Paulo.
Recicladora beneficia 15 toneladas por hora de entulho
provenientes dos pontos de entrega voluntária
Estrutura é alimentada pelos Pontos de Entrega Voluntária da cidade

Por Marianna Falcão
Do Guarulhosweb


A instalação dos 16 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), distribuídos nas principais regiões da cidade, contribui para a reciclagem dos materiais da construção civil, que são recolhidos e encaminhados à Usina Recicladora da Proguaru para produção de agregado reciclado e material utilizado na fabricação de diversos pré-moldados, como blocos de concreto para alvenaria e brita para a pavimentação de ruas.
De acordo com a Proguaru, Guarulhos mantém uma das poucas usinas de reciclagem de resíduos da construção civil em funcionamento no Estado de São Paulo. A recicladora, instalada no Centro Administrativo do Cabuçu, na avenida Benjamin Harris Hannicutt, processa resíduos da construção civil provenientes das obras da Proguaru, além de restos de obras domésticas oriundos dos PEV´s.
Os detritos de concreto gerados pelas obras da Proguaru, somados aos que são encaminhados pelos PEVs, estão sendo utilizados na construção de meio fio e calçadas. Já os resíduos mistos, a cerâmica e argamassa, procedentes de obras domésticas, são utilizados na conservação de vias não pavimentadas.
Durante a triagem acontece a separação dos resíduos de concreto e misto. Esta etapa, além de facilitar o trabalho, contribui para a diminuição no custo de beneficiamento. Esta economia gera em torno de mais de 20% de agregado, como areia, pedrisco, pedra e bica corrida. A recicladora beneficia 15 toneladas por hora de produção. Segundo a Proguaru, em breve, uma nova recicladora será instalada na regional do Cabuçu, triplicando o beneficiamento de resíduos.
O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) é a unidade para o descarte correto de pequenas quantidades de entulho (resíduos de construção, ferro, argamassa, solo e outros), bagulhos (móveis, pneus, eletroeletrônicos, poda de árvores, utensílios em geral sem serventia) e material de coleta seletiva (plástico, papel, vidro e metal). O PEV funciona de segunda a sexta-feira, das 8h45 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 16h15. Confira os endereços no site www.guarulhos.sp.gov.br, Secretaria de Serviços Públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário