quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 14/12

Valdomiro Ramos, presidente do PTB de Guarulhos
Presidente do PTB garante que não há mais riscos jurídicos para Eduardo Kamei

Da Redação do Diário de Guarulhos

Valdomiro Ramos, presidente do PTB de Guarulhos, garante que não há mais riscos jurídicos para Eduardo Kamei, que deixou o PSDB e lançou sua candidatura a prefeito pelo novo partido, mas teve de vencer no TRE a tentativa tucana de cassar-lhe o mandato. As divergências entre Carlos Roberto, presidente do PSDB, e Kamei eram conhecidas e, em princípio, segundo o TRE, não configurariam “grave discriminação” a ponto de caracterizar a perseguição política alegada pelo vereador. O que liquidou o processo em favor de Kamei, por unanimidade, no mês passado, foi uma entrevista uma rádio de Guarulhos, na qual o líder tucano desancou o vereador e pediu abertamente para ele sair do PSDB. Palavras do relator, o juiz Flávio Yarshell: “quando tais críticas e convite à retirada foram deliberadamente tornados públicos pelo presidente do partido, é fora de dúvida que a situação do requerido (Carlos Roberto) se tornou insustentável. O fato, justamente pela forma e virulência, configura discriminação grave”. 

VERBO
Na mesma entrevista em que Carlos Roberto pediu a saída de Eduardo Kamei do PSDB, o líder tucano chamou de “diarréia mental” o famoso artigo de Fernando Henrique Cardoso, no qual o ex-presidente dizia que o PSDB deveria se ocupar menos com o “povão” e concentrar-se na nova classe média brasileira. 
DETALHE
Este detalhe foi devidamente lembrado na decisão do relator do caso no TRE, Flávio Yashell, no parecer aprovado que deu ganho de causa ao atual vereador do PTB. 
METRÓPOLIS
Na reunião de terça-feira do Conselho Metropolitano da Grande São Paulo, foram apresentados os estudos para o Fundo de Desenvolvimento da RMSP e para a Agência de Desenvolvimento Metropolitano.
PRESENÇA
A representante de Guarulhos foi a coordenadora de Relações Federativas, Roseli de Fátima Ferreira. Sebastião Almeida prometeu que estará presente na próxima. 
TORCIDA
Falando ao DG durante o anúncio do BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano), anteontem na estação Barra Funda, o governador Geraldo Alckmin qualificou como “ótimo” o nome do ex-governador José Serra para ser o candidato tucano à prefeitura paulistana. “Um ótimo quadro, vejo que teremos bons concorrentes nessa disputa.” 
OLHA A CHUVA!
Preocupado com as enchentes (e com seu efeito sobre a eleição em São Paulo), o DAEE do governo do Estado informa que está colocando mais duas barcaças, dois rebocadores e uma plataforma para as obras de desassoreamento de 41 km do Tietê.  
OLHA A CHUVA-2
No trecho que interessa a Guarulhos, entre o Pinheiros e a barragem da Penha, perto do acesso à Dutra, as obras começaram em maio. Custo total: R$ 107 milhões, para remover 2,7 milhões de m³ de sedimentos. 
GREVE
Os fiscais da Prefeitura seguem em seus protestos por reajuste salarial. Ontem, voltaram a se concentrar na Câmara. Havia pelo menos uma centenas deles à tarde.  
METRÔ
Palavras de Sérgio Avelleda, presidente do metrô, que foi obrigado a deixar o cargo por decisão judicial, no mês passado, e conseguiu reverter a decisão: “Estou tranquilo, cumprindo a tarefa de ser presidente do metrô.” 
JUSTIÇA
Sérgio Avelleda voltou a ocupar o cargo depois que, no final de novembro, o desembargador Franklin Nogueira, da 1ª câmara de Direito Público do TJ/SP, suspendeu a decisão da juíza de Direito Simone Casoretti, da 9ª vara da Fazenda Pública, que havia determinado seu afastamento da presidência do Metrô. 
TRANSPORTE RUIM
Embora o governo paulista prometa trazer o bilhete metropolitano para Guarulhos até julho, Alencar Santana acha que é tempo demais. “Enquanto isso não acontece, os usuários do transporte público, sejam de Guarulhos ou de outras cidades, continuarão a arcar com um transporte caro e ruim”. 
LEMBRANÇA
Para registro: se o transporte em Guarulhos é ruim, com diz Alencar, cabe lembrar que parte da responsabilidade também é da Prefeitura, que administra as linhas municipais. 
QUÓRUM
É grande a chance de que, mais uma vez, não haja quórum na sessão de hoje da Câmara.
“Vou comentar o que sobre lixo? Lixo é lixo”
JOSÉ SERRA, alvo do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário