Há 16 anos bebês brancos eram mais procurados, mas houve mudanças |
Por Marcela Fonseca
Da Folha Metropolitana
O Estado de São Paulo tem 1.304 crianças em lista do Cadastro Nacional de Justiça à espera de adoção, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Em todo o Brasil são 5,2 mil crianças à espera de uma família e 28 mil pretendentes.
Apesar de ser o maior Estado em números de adoção, em São Paulo as exigências de determinados perfis não colaboram para aumento de índices. A situação está mudando, mas no Dia Nacional da Adoção, celebrado ontem,ainda há um longo caminho a percorrer.
“As pessoas têm adotado crianças de mais idade. Há 16 anos somente bebês brancos eram procurados”, diz Mônica Natale de Camargo, gerente do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo (Gaasp). Segundo ela, o que diminuiu foi o índice de adoções internacionais. “Em 2011 foram mais de 3 mil processos de adoção. Destes, 2,9% para adoção internacional.” Mônica afirma que o Cadastro Nacional da Adoção, criado em 2008 para reunir informações de crianças e pretendentes, colaborou apenas para cerca de 700 adoções desde o início. Mesmo de 10% do que São Paulo faz, segundo a gerente da Gaasp. Leia mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário