terça-feira, 29 de maio de 2012

Parada Gay reúne cerca de 75 mil participantes


Por Edilene Ribeiro
Da Folha Metropolitana

Cinco trios elétricos, muita música, beijos na boca e looks pra lá de coloridos e ousados marcaram a sétima edição da Parada Gay Guarulhos que percorreu as ruas do centro da cidade na tarde deste domingo. Segundo o organizador do evento, Genivaldo Espíndola, este ano, a festa reuniu um público de aproximadamente 75 mil pessoas, ou seja, 30% a mais do que a edição anterior. “A nossa intenção é crescer a cada ano e levar a mensagem de que cada um tem o direito de ser o que realmente é. Sem preconceitos”, disse Espíndola.
Para o organizador, a pior forma de preconceito está dentro de casa. “Isso impede que a pessoa se assuma por ter medo da reação dos familiares”. O evento também destacou o combate à homofobia. “As pessoas precisam entender que somos todos iguais. É preciso acabar com essa forma de distinção”, ressaltou Espíndola, que também tem como objetivo alcançar e garantir a criação de uma coordenadoria que crie políticas públicas para a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transessuxais). “Isso é importante para avançarmos cada vez mais no combate ao preconceito e a Parada Gay Guarulhos já trouxe resultados bem positivos neste quesito”, concluiu.
“Não precisa aceitar, só respeitar"
Muitos casais homossexuais foram curtir a festa e mostrar que toda forma de amor deve ser respeitada. Juntos há três anos, o casal Luís Júnior, 22 anos e Wagner Nascimento, 25 anos, contaram que não perdem uma Parada Gay. “Nós adoramos. Estamos sempre presente nas que acontecem tanto em Guarulhos como na Capital”, disse Wagner. Para Luís, o evento virou uma espécie de símbolo de respeito. “As pessoas não precisam aceitar, apenas respeitar. O importante é ser feliz”.
Há oito anos casadas, Kelly e Clauren eram só amores durante a festa. “Eu cheguei a ser noiva de um homem, mas acho que me camuflava muito. A Clauren é a minha cara metade e hoje, não ligamos para o preconceito. Somos felizes assim e levamos uma vida normal como qualquer um”, contou Kelly.
Muita animação
Roupas coloridas, música e muita animação tomou conta da sétima edição da Parada Gay Guarulhos que percorreu as ruas do centro da cidade na tarde deste domingo e destacou o combate a homofobia. Para o organizador, a pior forma de preconceito está dentro de casa. “Isso impede que a pessoa se assuma por ter medo da reação dos familiares”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário