domingo, 20 de maio de 2012

Guia para inserir sua empresa nas mídias sociais


Por Millor Machado
Do Diário de Guarulhos

Todo mundo já está cansado de saber que as mídias sociais são uma forma extremamente eficiente de ganhar novos clientes e fortalecer a marca. A grande questão é: como fazer isso??
Como defensores do empreendedorismo sem enrolação, fazemos questão de te mostrar de forma clara como sua empresa pode aproveitar as redes sociais.
É tudo uma questão de inércia. Imagine que sua presença nas mídias sociais é como um caminhão. Quanto mais rápido o caminhão está, mais difícil pará-lo, certo? Com a sua marca a mesma coisa acontece, só que ao invés de apenas velocidade, você acumula credibilidade.
Por outro lado, quão difícil é fazer um caminhão chegar a 100 km/h? Muito difícil! O mesmo vale para sua empresa. Saiba que os resultados não serão mágicos nem virão do dia para a noite, mas uma vez que você os tiver, vai ser muito difícil te parar.
Pessoas se interessam por coisas interessantes. Se você está assistindo a novela e eu compro um comercial no intervalo, provavelmente você irá prestar atenção. Se você está na internet e eu te forço a ver alguma coisa, você simplesmente pula para a próxima página.
Na prática, isso significa que não adianta ir para as redes sociais para gritar “COMPRE DE MIM!”. Criar conteúdo sobre seu setor é fundamental para atrair as pessoas. Isso transformará essas pessoas em entusiastas que irão divulgar sua empresa de forma espontânea.
Se for para fazer algo, faça bem feito. Exceto Chuck Norris, ninguém consegue resultados excelentes fazendo um esforço meia boca. Se você quer bons resultados, existem 2 opções: aprender sobre marketing digital e se comprometer a investir bastante tempo na geração de conteúdo; e contratar uma empresa especializada que será responsável pela sua presença digital (recomendado para a maioria dos casos).
O que você não pode fazer de jeito nenhum é apenas criar uma conta nas principais redes sociais e esperar que magicamente as pessoas apareçam.
Outra coisa muito comum é contratar aquele seu sobrinho que “entende tudo de internet” para “mexer nas mídias sociais”. Vai por mim, provavelmente seu sobrinho não entende tanto assim e você vai acabar desperdiçando seu “dinheiro”. É o típico caso em que o barato sai caro.
“O que não pode ser medido não pode ser melhorado”. Numa campanha convencional a estratégia é basicamente dar um tiro de canhão no escuro e tentar acertar algumas moscas. Na internet, além dos tiros serem mais baratos, você consegue medir com precisão para onde foi o tiro. Com isso, você pode melhorar sua mira nas próximas vezes.
A conclusão é que provavelmente você está pensando “Bacana essas redes sociais! Vou tentar algo nelas!”. Porém, lembre-se do que já dizia um velhinho verde e orelhudo: “Não! Tentar não. Faça ou não faça. Tentativa não há.” (YODA, Mestre. 2002)
Se você quer adentrar nesse mundo, conhecer os fundamentos básicos é essencial. Colocar a mão na massa ou não, aí depende da sua disponibilidade de tempo para aprender sobre marketing digital e criar conteúdo sobre seu setor.
Por via das dúvidas, procurar especialistas é sempre uma ótima opção.

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