sábado, 17 de março de 2012

Sebastião Almeida fala sobre a sustentabilidade em Guarulhos

Diego Calvo
Almeida (2º da dir. para esq.) compôs a mesa ontem
na Assembleia Legislativa
Por Luiz Roiz
Da Redação do DG


Cerca de 400 pessoas assistiram na última quinta  apresentação do prefeito guarulhense Sebastião Almeida (PT) no seminário Modo Petista de Governar, realizado na Assembleia Legislativa. A apresentação do prefeito durou cerca de 30 minutos num painel sobre meio ambiente, sustentabilidade, economia criativa, verde e solidária. Participaram também os prefeitos Chico Brito, de Embu das Artes e de Santo Antônio do Pinhal, Augusto Pereira, além do professor Ladislau Dowbor e o deputado estadual Hamilton Pereira, mediador do debate. Presente ainda o deputado Alencar Santana (PT), eleito com base em Guarulhos, e que acaba de ser escolhido como líder da bancada petista no Legislativo estadual.
Almeida falou sobre vários projetos aplicados na cidade. O objetivo do seminário é difundir experiências de êxito das administrações petistas. Apoiada na exibição de um vídeo de 15 minutos de duração, a explanação do prefeito de Guarulhos teve como exemplos iniciativas como o IPTU Verde, reciclagem de material de construção na Proguaru, construção de obra exemplar sem entulho (com reaproveitamento total no canteiro das sobras), frota de ônibus adaptada a deficientes, estações de tratamento de esgoto, trabalho do Fundo Social, plantio de 80 mil árvores, transformação de árvores derrubadas por intempéries em adubo e outras. Almeida fez também um apelo sentimental no sentido de que se restaure o hábito de preservar quintais nas residências, "evitando o concreto, que impermeabiliza o solo e provoca enchentes."
Presidente da comissão de Meio Ambiente na Assembleia na época em que atuou como deputado estadual, o chefe do Executivo em Guarulhos aproveitou para falar de dois de seus antigos projetos. Um deles proibiu o comércio de xaxim - "eles eram vendidos para o plantio de samambaias em residências com prejuízo para a natureza" - e o das sacolinhas plásticas, que agora entrou em vigor no Estado. Almeida reclamou da deturpação de sua proposta original.
"Esse projeto sem-vergonha aprovado pelo Alckmin (governador Geraldo Alckmin) defende mais os supermercados que ao consumidor", reclamou, irritado, sob aplausos da plateia.
O prefeito concluiu sua apresentação dizendo que o País precisa de "soluções simples". Para Almeida, as novas tecnologias, como o controle remoto da TV, favorecem o sedentarismo. "Antigamente pelo menos tínhamos de levantar para mudar de canal ou acertar a antena fora de casa. Agora é ficar apertando o controle-remoto, comendo pipoca e tomando guaraná. Assim a gente engorda mesmo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário