quinta-feira, 8 de março de 2012

Grupo de teatro da Vila Carmela se apresenta em festival no Chile


Divulgação
Grupo Cuca (Consciente Urbano Coletivo Artístico),
que iniciou suas atividades no âmbito do Programa
Teatro na Comunidade da Secretaria Municipal de Cultura

Da Redação do Diário de Guarulhos

Um grupo de teatro de Guarulhos – que iniciou suas atividades na escola municipal Celso Furtado, na Vila Carmela – apresentou-se em janeiro no Chile, no 26º Festival Internacional de Teatro Comunitário Entepola, com a peça “Fatos Consumados”, do dramaturgo chileno Juan Radrigán Rojas..
É o grupo Cuca (Consciente Urbano Coletivo Artístico), que iniciou suas atividades no âmbito do Programa Teatro na Comunidade da Secretaria Municipal de Cultura.
O festival ocorreu no Anfiteatro de Pudahuel, na região metropolitana de Santiago, de 19 a 28 de janeiro.
Estiveram no Chile Amarildo Ferraz, Celma Neves, Cida França e Victor Florêncio, acompanhados dos educadores Marllon Chaves e Fernando Pivotto e Raimundo Azevedo.
O grupo de Guarulhos foi um dos vários grupos brasileiros que se apresentaram durante 10 dias num dos mais importantes festivais de teatro amador da América Latina, com participação de companhias do Chile, Argentina, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Itália, Uruguai e México.
Do Brasil, participaram também o Grupo UEBA (“Felinícias”), Fábrica de Teatro (“A Dieta do Calango”), Pesquisa Teatro Novo (“As Luas de Galileu”), Espaço Mescla (“Meu Dia Perfeito”), Companhia Corpo Cênico “(“O Semeador de Poesia”) e o Grupo de Teatro Anônimos, com a oficina “Arte e Existência”.
Os coordenadores do grupo de Guarulhos Marllon Chaves e Fernando Pivotto também participaram de uma oficina sobre comunicação teatral. Raimundo Azevedo, um dos coordenadores do Programa Teatro da Comunidade, também participou do Entepola.
O autor da peça, Juan Radrigán Rojas, 75 anos, é um dos mais premiados autores chilenos. A peça “Fatos Consumados”, de 1982, dá uma abordagem metafísica e existencial à situação de extrema marginalidade dos principais protagonistas, Marta e Emília, que se encontram num terreno baldio depois que ela foi salva de se afogar nas águas de um canal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário