domingo, 18 de março de 2012

Onda de assaltos a casas assusta região do Paraventi


Onda de assaltos a casas assusta região do Paraventi
Problemas – Moradores contam que, além dos assaltos,
rua é utilizada para uso e tráfico de drogas

Por Deisy de Assis
Da Folha Metropolitana
 
Uma onda de assaltos a residências no Jardim Santa Clara, região do Paraventi, tem amedrontado a população local. O problema estaria ocorrendo na Rua Dores do Indaiá há três meses, segundo moradores, que também apontam o uso e tráfico de drogas, além de prostituição no local.
A represente comercial J.F., 34 anos, conta que teve a casa assaltada no fim do ano passado – roubaram diversos aparelhos eletrônicos e outros pertences da família. “Além de roubar, ele sujam toda a casa com dejetos”, afirma.
Na residência de R.P., 40, houve uma tentativa de assalto, e o portão foi quebrado. De acordo com o morador, nove casas já foram roubadas nos últimos três meses.
“Não bastasse essa onda de roubos, a rua ainda está sendo utilizada para uso e tráfico de drogas e prostituição”, afirma outra moradora, V.G., 44, professora. Segundo ela, as práticas ocorrem principalmente na Viela São Sebastião do Umbuzeiro, adjacente à via, e em terrenos abandonados.
Prefeitura analisa reivindicações
Quanto à instalação de uma guarita, a Prefeitura diz que o processo segue em análise. Porém, não foram mencionados prazos. Os terrenos apontados pelos moradores foram identificados como públicos e a Proguaru informou que providenciará a limpeza necessária após uma vistoria.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano vai analisar o local para checar aviabilidade de algum projeto no local.
No que diz respeito ao fechamento da Viela São Sebastião do Umbuzeiro, a administração pública alega que os moradores devem fazer uma solicitação via ofício ou no Fácil para que seja analisada a viabilidade de efetivação do pedido. Em caso positivo, o Departamento de Trânsito promoverá o fechamento da viela.
Polícia garante ronda no local
A Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública informou que está ciente da situação e que providência a intensificação das rondas da Guarda Civil Municipal (GCM), o que já teria surtido efeito com a apreensão de um adolescente de 17 anos que estava na região com 18 trouxas de maconha e dois pinos de cocaína.
A Polícia Militar também menciona que intensificou o policiamento e até mesmo efetuou prisões em flagrante – a última com três detidos, uma apreensão de arma e a prisão de um procurado pela Justiça. Porém, ressaltou que a região apresenta problema de subnotificação de crime, o que dificultava direcionamento da PM para reprimir os delitos.

Um comentário:

  1. Ontem (04/03/13) por volta das 6:58 os moradores da Rua Santarém e mediações acordaram com o grito de uma moradora que estava tendo seu veiculo roubado na hora em que estava saindo para trabalhar.... "CHAMA A POLICIA"!!!
    Isso é para mostrar que nada foi feito, faz mais de 1 ano e os assaltos contiam...

    ResponderExcluir