sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Em clima de tensão, famílias aguardam reintegração em SP

COMENTÁRIO DO BLOG: É impressionante a incopetência da Prefeitura de São José dos Campos em evitar o caos social. Para qualquer gestor público seria muito mais conveniente manter as pessoas na área, já que essas famílias estão a oito anos no terreno, do que criar um problema social gigante. O Governo Federal enviou representante da Casa Civil para intermediar um acordo para negociar a permanência das famílias na área, porém, a Prefeitura não demonstra boa vontade.
A pergunta que fica é essa: para onde irão essas famílias?
A falta de sensibilidade da Prefeitura pode gerar uma verdadeira guerra no loteamento Pinheirinho. Tomara que seja feito um acordo antes, pois, eu que já passei por episódios semelhantes em minha vida sei do que é capaz quem está desesperado, prestes a perder seu único teto.
A imagem abaixo retrata bem a determinação dos moradores em resistir. Deus os proteja.

Moradores do Pinheirinho fizeram escudos de tambor plástico para se preparar para a reintegração
Moradores do Pinheirinho fizeram escudos de
tambor plástico para se preparar para a reintegração
Do UOL via Folha.com

Cerca de 1.600 famílias que moram em uma área invadida no bairro Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de SP), aguardam sob tensão a reintegração de posse marcada para esta sexta-feira.
O grupo afirma que haverá forte resistência, caso a PM entre na área invadida. Eles formaram barricadas e afirmam que estão armados com pedaços de madeira.
As famílias estão no terreno --que pertence à massa falida de uma empresa-- desde fevereiro de 2004.
Desde a manhã de hoje, uma reunião é realizada com representantes da prefeitura, dos governos estadual e federal, da OAB e do movimento, entre outros, para tentar negociar uma proposta de regularização da área. Por volta das 14h10, o encontro ainda não tinha terminado.
Na última sexta (6), a via Dutra foi bloqueada por um protesto de moradores da área invadida. Segundo a concessionária NovaDutra, a manifestação chegou a causar 10 km de lentidão, do km 152 ao km 162. No sentido São Paulo, a curiosidade dos motoristas também provocou redução de velocidade nas imediações do protesto.
No dia 5, a Polícia Militar realizou operação na área, que resultou na prisão de três foragidos da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário