sábado, 7 de janeiro de 2012

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 07/01

 
A RMSP foi criada por lei federal em 1973

Da Redação do DG

FOMENTO
A Nossa Caixa Desenvolvimento, agência de fomento do governo paulista, instalará um escritório em Guarulhos no dia 19. Será no mesmo endereço do Sebrae, na Avenida Esperança, Centro.
BALANÇO
A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, de Edson Aparecido, considerou a “institucionalização” da região metropolitana de São Paulo, aprovada pela Assembleia em maio, um dos eventos mais importantes do ano.
ANTIGA
A RMSP foi criada por lei federal em 1973, ainda durante o regime militar. A novidade de 2011 foi a lei estadual que lhe deu recursos legais e financeiros para executar políticas metropolitanas.
QUASE NADA
Para Guarulhos, quase nada mudou com a regulamentação da RMSP. Mesmo sendo a segunda maior cidade da metrópole, as rivalidades entre petistas e tucanos falaram mais alto do que o desejo de integração.
ACOLHER
O Guarulhos Convention e Visitors Bureau prossegue na próxima semana seu programa de capacitação da rede hoteleira e de serviços da cidade com vistas à Copa do Mundo. O curso “Acolher, Muito Mais que Receber” será ministrado, de 10 a 13 de janeiro, no Caesar Park e no Bristol.
SOPA DE LETRAS
Aliás, quando os assessores de marketing de Marco Ianoni sugerirão um nome mais amigável do que “GRUCVB” para uma instituição tão importante?
CORREÇÃO
Alguns pré-candidatos a prefeito de Guarulhos se manifestaram, sim, sobre o caso do templo evangélico em Cumbica, diferentemente do que publicou esta coluna na sexta. Entre eles, Eduardo Kamei (PTB) e Alan Neto (DEM), ambos lamentando e condenando a confusão do último domingo.
SELETIVO
Carlos Roberto (PSDB) também tratou do tema, em artigo divulgado na sexta-feira. Foram aproximadamente dois mil toques de crítica cerrada a Sebastião Almeida e nem uma palavra sobre a presença, no mesmo evento, de Geraldo Alckmin.
IMAGENS
São impagáveis as imagens no YouTube da “benção” às autoridades na inauguração do templo. Elas mostram o governador e a primeira-dama, Lu Alckmin, quase em êxtase, de olhos fechados e braços erguidos, enquanto o “apóstolo” Santiago afaga suas cabeças e lhes “abençoa”.
SEM CLIMA
Almeida também passou por isso, mas, em tom bem mais comedido, evitou entrar no clima geral de exaltação. Indiferente à polêmica, o site da Igreja Mundial do Poder de Deus já está anunciando o próximo evento em Cumbica, para o dia 13. Sobre os incidentes, nenhuma palavra.
“Certamente, será um dos grandes fatos econômicos de 2012”
JOSÉ PEREIRA, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, sobre o aumento de 14,13% no salário mínimo, que passará para R$ 622 este ano.
“Foi feita vista grossa, deram ordem de cima para liberar”
GERALDO CELESTINO, vereador do PSDB, sobre as precárias condições de segurança do templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, inaugurado no domingo passado em Cumbica.
“Porque eles não fecham a Igreja de Aparecida, que todo dia 12 de outubro também congestiona a Via Dutra?”.
SILAS MALAFAIA, pastor pentecostal da Associação Vitória em Cristo, saindo em defesa da Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago (à esq.), na polêmica sobre o templo inaugurado em Guarulhos no dia 1º de janeiro.
3% É a estimativa de crescimento do PIB no mesmo período, segundo o Banco Central.
6,5% Foi a inflação oficial de 2011, segundo o IBGE
“A reorganização da RMSP inaugurou uma nova fase no desenvolvimento metropolitano da Grande São Paulo”.
EDSON APARECIDO, secretário estadual do Desenvolvimento Metropolitano

Nenhum comentário:

Postar um comentário