quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 12/01


Sintonia fina

Da Redação do Diário de Guarulhos

A inauguração em Guarulhos da primeira agência da Nossa Caixa Desenvolvimento fora de São Paulo foi possível graças à sintonia entre o Sebrae paulista, dirigido por Bruno Caetano, e a atual diretoria do banco estadual de fomento, sob a presidência de Milton Luiz de Melo Santos. A agência será inaugurada no dia 19, no mesmo prédio do Sebrae municipal, na Avenida Esperança. E por que Guarulhos? Há uma explicação técnica óbvia – é a segunda cidade do Estado – e uma motivação política, mais sutil. Caetano e Santos são aliados e ex-colaboradores de José Serra. Um foi secretário de Comunicação do governo Serra em São Paulo. O outro dirigiu a Secretaria de Controle das Estatais (Sest) quando Serra era ministro do Planejamento de FHC. Têm um diagnóstico comum: o foco nas novas gerações de pequenos empresários da Grande São Paulo é fundamental, sob qualquer ponto de vista.
 
PARA LEMBRAR
A atual Nossa Caixa Desenvolvimento é o resultado de uma longa negociação concluída em 2008, conduzida diretamente pelo então governador José Serra e o então presidente Lula.
INTERESSES...
Na época, Lula incentivou o Banco do Brasil a comprar a antiga Nossa Caixa - um banco estadual comum, controlado pelo governo paulista. Queria recuperar para BB o posto de maior instituição financeira do País, ultrapassado pela fusão do Itaú com o Unibanco.
...COMUNS
Serra tinha em vista ampliar a capacidade de investimento do Estado, já de olho, é claro, em sua campanha presidencial de 2010.
PERDAS E GANHOS
Serra perdeu para Dilma, mas, para o Estado, o negócio foi excelente: R$ 5,3 bilhões. E o BB passou o Itaú.
ACORDO
O BB comprou os ativos e as agências do antigo banco estadual e concordou em ceder ao governo paulista a marca “Nossa Caixa” para a criação da agência de fomento que agora chega a Guarulhos.
BEM LONGE-1
Inaugurada em março de 2009, com capital de R$ 1 bilhão, a Nossa Caixa Desenvolvimento ainda está muito distante dos sonhos dos otimistas da época, que a viam como uma versão paulista do BNDES.
BEM LONGE-2
O próprio BNDES já inaugurou sua versão guarulhense. Foi em 2006, na sede regional do Ciesp. Também neste caso, os otimistas ficaram desapontados.
PESOS...
Numa reunião de moradores do Cecap, na segunda-feira, convocada para debater o que fazer com a “vigília” de hoje em Cumbica, Geraldo Celestino (PSDB) agiu mais como bombeiro do que como incendiário.
...E MEDIDAS
Ontem, porém, Celestino mudou o tom e radicalizou, com a ação popular encaminhada à Justiça pedindo o imediato cancelamento do evento.
NA TORCIDA
Já Luíza Cordeiro foi mais cautelosa. Rival de Celestino na disputa dos eleitores do Cecap e aliada do governo, ela escreveu um texto condenando a realização da vigília, mas sem citar em nenhum momento a Prefeitura ou o prefeito. “Nossa torcida é para que não ocorram maiores problemas”.
NO PALÁCIO
No início da noite de ontem, o deputado federa Jorge Tadeu, presidente do DEM-SP, estava reunido com Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.
SORTEIO
A CDHU abre hoje inscrições para o sorteio de 110 casas populares em Itaquaquecetuba. O prazo é até 13 de fevereiro, via internet..
“É errado querer erradicar a Cracolândia, no Centro de São Paulo, utilizando-se tão somente da pressão e repressão policial”
JOSÉ PEREIRA, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, sobre a recente medida do governo do Estado e da Prefeitura paulistana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário