segunda-feira, 30 de abril de 2012

Demanda no Hospital da Criança cresce mais de 100%, relata Saúde

Grande demanda no HMC
Por Deisy de Assis
Da Folha Metropolitana

Uma alta na demanda do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) provoca caos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a média de 189 atendimentos diários, registrada em janeiro, passou para 420, neste mês, o que significa aumento superior a 100%.
Dezenas de crianças estão ‘internadas’, porém, sem leito. “Minha filha de nove meses está internada no corredor da observação”, conta o vendedor Jefferson Santos, 19 anos, que conseguiu acomodar a filha, com pneumonia, no bebê conforto, em cima de uma cadeira.
No local superlotado, a reportagem observou diversas crianças que estariam internadas recebendo a assistência médica no colo da mãe. “A situação é caótica há semanas. Minha filha de sete anos ficou do dia 5 ao dia 7 internada na observação”, comenta Sérgio Santana, 42, oficial de manutenção. Ele frisa o empenho dos funcionários, que tentam suprir a deficiência.
A secretaria alega que a situação se deve à absorção de demanda de municípios vizinhos, por problemas em outros hospitais, e garante a assistência. Quanto às internações na observação, foi informado que está sendo providenciada acomodação extra. Não é possível quantificar o número de crianças no setor por conta da rotatividade. A pasta, porém, informou que o local tem apenas oito poltronas e a internação, 48 leitos de enfermaria.

COMENTÁRIO DO BLOG: A demanda de atendimentos aumentou significativamente no HMC devido ao fechamento da pediatria do Hospital Geral de Guarulhos, gerido pelo Governo do Estado. Como pode um governo que usa o slogam "cuidando de gente" fechar justamente a pediatria do único hospital estadual da cidade?
Se não se preocupa com as crianças, vai se preocupar com quem?
Vergonhoso!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário