quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Guarulhos fecha 2011 com epidemia de homicídios

SSP informa que cidade registrou 214 homicídios dolosos
SSP informa que cidade registrou 214 homicídios dolosos
COMENTÁRIO DO BLOG: É estarrecedor observar números  alarmantes como esse. Fazendo uma breve análise chego a seguinte conclusão: não há trabalho investigativo da polícia civil, não há trabalho de inteligência, não há aumento dos efetivos das polícias a vários anos, não há investimento em equpipamentos e novas viaturas para a PM. Aqui em Guarulhos fica a cargo da Prefeitura o abastecimento das viaturas, pagamento dos aluguéis das delegacias e construção das bases da polícia militar. Como podemos ver através desse relato a tendência é as coisas piorarem se não houver interesse do governador em mudar esse quadro terrível.

Organização considera até 10 por 100 mil índice aceitável; cidade tem 16,03    

Por Ronaldo Paschoalino
Do Guarulhosweb

Com uma taxa de 16,03 homicídios por 100 mil habitantes, Guarulhos fechou 2011 na faixa de epidemia de homicídios, conforme o padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O organismo considera aceitável o número de homicídios ou igual ou menor a 10 por 100 mil habitantes. A média faz parte do balanço anual feito pelo Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), contabilizadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP).
A segunda maior cidade do Estado ficou proporcionalmente seis homicídios a frente da Capital, que registrou taxa igual a 9,0 por 100 mil habitantes. A média do Estado ficou no limite da classificação de epidemia; 10 por 100 mil habitantes. Guarulhos ficou acima da média do Estado, mas abaixo da média de todo o território nacional, que é de 22,3 por 100 mil habitantes.
Pelos números da SPP, 214 pessoas foram vítimas de homicídio doloso (com intenção de matar), 11 vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte) e 11 por homicídio culposo (sem intenção) em Guarulhos no ano passado.
No último dia 28, o HOJE publicou reportagem revelando que, no ano passado, a cada 41 horas, uma pessoa era vítima de homicídio na cidade conforme levantamento do CAP. O mês de outubro foi o mais violento de 2011 na cidade e, do total de mortes por homicídio e latrocínio, foi o responsável por 28 e quatro casos respectivamente.
Ainda conforme o balanço da SSP a delegacia que mais registrou homicídios no ano passado foi o 7º Distrito, em Cidade Seródio, com 73 casos. O 4º Distrito ficou em segundo lugar com 40 casos registrados e, na terceira posição, o 8º Distrito, com 27 casos.
Na região metropolitana, cidade só ficou atrás de Franco da Rocha
Em comparação com a região Metropolitana e também Campinas, Guarulhos só ficou atrás de Franco da Rocha, que registrou 17,10 homicídios por 100 mil habitantes no ano passado. Campinas apresentou 13,33. Com taxa de 10,89 vem Osasco e 10,72, São Bernardo do Campo.
Francisco Morato ficou livre da epidemia com taxa de 9,54 e, São Caetano do Sul registrou uma das menores médias do Estado com apenas 1,99 homicídios. Já na Baixada, Santos teve índice bem abaixo da média; 4,67 homicídios por 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário