quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CEU Bonsucesso terá projeto inovador sobre sustentabilidade

COMENTÁRIO DO BLOG: Essa iniciativa da Secretaria de Educação de Guarulhos em adequar o CEU Bonsucesso aos temas ambientais é de suma importância para quem pensa no futuro e numa cidade sustentável. Só tenho que parabenizar o secretario Moacir de Souza, pois quem pensa dessa maneira se mostra a frente do seu tempo.

Centro contará até com uma mini estação meteorológica


Por Rosana Ibanez
Do Guarulhosweb


Com um projeto inovador e diferenciado, o Centro de Educação Unificado (CEU) Bonsucesso/Escola de Educação Ambiental tem o objetivo de unir a escola básica, o lazer e a educação ambiental em um único empreendimento, estendendo os benefícios a toda a comunidade da região.
"A ideia é que a criança, durante o passeio pelas dependências, acompanhe as várias etapas da educação ambiental e quando ela estiver fora da escola cobre atitudes sustentáveis da comunidade", enfatizou o secretário de Educação, Moacir de Souza.
O equipamento contará com todos os itens que os CEUs possuem, como ginásio e piscinas, contudo o diferencial do projeto está na Escola de Educação Ambiental. No local os alunos e a comunidade aprenderão diversas atividades sustentáveis e poderão interagir com vários equipamentos ambientais. A agricultura ecológica, por exemplo, será trabalhada na horta orgânica escolar e nos jardins medicinais. Já nos viveiros educadores, estarão as amostras de espécies dos principais biomas do Brasil como a Mata Atlântica, o cerrado, a caatinga e o campo rupestre
No CEU Bonsucesso haverá também jardins temáticos, como o tropical, praça dos bambus e o orquidário, todos com característica vegetal própria para facilitar o estudo e as diferenciações da espécie. Contudo, o destaque está na mini estação meteorológica, onde os alunos aprenderão manualmente a analisar o clima; e a mini Mata Atlântica, onde será possível aos estudantes conhecer o bioma onde estão inseridos.
Além disso, o equipamento está geograficamente localizado em uma área que comporta três lagoas remanescentes da atuação de uma mineradora e contará, também, com salas de aula ao ar livre; passarela sobre lagoa e pórticos de acesso.
Construído em um terreno localizado na Estrada Paschoal Thomeu o projeto está em processo licitatório e tem estimativa de ser entregue em 2013.


Proposta é premiada com Selo Aqua

Em novembro do ano passado, a proposta do CEU Bonsucesso recebeu a Certificação do Processo Aqua - Construção Sustentável, da renomada Fundação Vanzolini. O projeto passou pelas auditoras da fundação, Clarice Menezes Degani e Maria Luiza Salomé, que analisaram a fase de programação a partir de 14 categorias de desempenho e concederam seis notas excelentes, seis superiores e duas notas boas.
A auditoria se atentou à análise do local, sistema de gestão do empreendimento, programas de necessidades e desempenho das 14 categorias: relação do edifício com o entorno; seleção de produtos, sistemas e processos construtivos; canteiro de obras de baixo impacto ambiental; gestão de energia; gestão de água; gestão de resíduos de uso e operação; manutenção e permanência de desempenho ambiental; conforto higrotécnica; conforto acústico; conforto visual; conforto olfativo; qualidade sanitária dos ambientes; qualidade sanitária do ar; e qualidade sanitária do ar.
A certificação baseia-se nos desempenhos de eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde de um empreendimento. O selo atribui notas e traça o perfil ambiental do empreendimento, em quesitos como gestão de energia, gestão de água, gestão de resíduos e qualidade sanitária dos ambientes, entre outros. No ano passado, o CEU Continental também recebeu a certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário