domingo, 3 de junho de 2012

Começam as obras da terceira estação de tratamento de esgoto em Guarulhos

O prefeito Sebastião Almeida durante a vistoria na obra.
O projeto tem capacidade para tratar 15% dos esgotos gerados no município que elevará para 50% o volume de esgoto tratado    

Por Rosana Ibanez
Do Guarulhosweb



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou as obras da construção da terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Várzea do Palácio. O projeto tem capacidade para tratar 15% dos esgotos gerados no município, o que somado com as outras duas, São João e Bonsucesso, elevará para 50% o volume de esgoto tratado.
"Hoje é um dia histórico para nós que sonhamos com uma cidade ambientalmente correta. A partir de agora daremos prosseguimento a nossa meta de tratar 100% do esgoto gerado no município", afirmou o prefeito Sebastião Almeida durante a vistoria na obra.
A ETE Várzea do Palácio tem previsão de ser concluída em 12 meses e receberá investimentos da ordem de R$ 133 milhões - provenientes do repasse de recursos da Caixa Econômica Federal e contrapartida do município.
Segundo Afrânio de Paula Sobrinho, superintendente do Saae, o objetivo é que até 2017 a cidade tenha 80% do esgoto tratado. "É um trabalho muito difícil, e por vezes questionado, mas que para nós é motivo de muito orgulho, alegria e satisfação", ressaltou Sobrinho.
Localizada na rua José Marques Prata, s/nº, próximo a Rodovia Hélio Smidt, a ETE Várzea do Palácio conta com cerca de 300 operários trabalhando no canteiro de obras. No total, serão 5.133 metros de coletor-tronco e interceptor, 511 metros de emissário, 415 metros de linha de recalque três estações elevatórias de esgotos. Além disso, ela foi concebida de forma a possibilitar, no futuro, a produção de água de reuso para fins industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário