sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vídeo: tucano aplaude tucana que ataca Cerra

COMENTÁRIO DO BLOG: Se até os tucanos de SP não aguentam mais o Cerra o que dizer dos cidadãos. Me maior desejo é ver o mesmo derrotado na disputa pela prefeitura da Capital. Dessa forma seria antecipado o fim da sua medíocre carreira como político.

Do site Conversa Afiada


Conversa Afiada agradece a sugestão dos amigos navegantes e exibe o vídeo em que a tucana Catarina Rossi, do diretório do PSDB de Indianópolis, bairro nobre de São Paulo, espinafra o Padim Pade Cerra e é aplaudida pelos tucanos.


Seminário pré-conferência de habitação acontece no Cabuçu

Terreno em Guarulhos SP (Bairro: Recreio São Jorge, Cabuçu) - Recreio São Jorge, Cabuçu
Região do Recreio/Cabuçu é cercado de muito verde
Da Redação Folha Metropolitana


O seminário preparatório marcado para o último dia 14, no Cabuçu, e adiado em virtude das fortes chuvas que castigaram a cidade, será realizado nesta segunda-feira, 27, a partir das 19h00, na EPG Faustino Ramalho (avenida Palmira Rossi, 346, Recreio São Jorge).
O objetivo do encontro é capacitar os participantes da sociedade civil organizada, agentes públicos e integrantes dos movimentos de moradia para a 2ª Conferência Municipal de Habitação.
Promovidos pela Secretaria de Habitação e pelo Conselho Municipal de Habitação, os seminários já foram desenvolvidos em cinco regiões diferentes da cidade e reuniram cerca de 400 pessoas.
Outros dois serão realizados na terça-feira (28) e na quinta-feira , 1º, a partir das 19h00, na EPG Nadja Maria Seabra (rua Crissiumal, 61, Jd. Vila Galvão) e no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Centro), respectivamente.
Ao todo foram programados oito encontros regionais para tratar do Estatuto da Cidade, esclarecer dúvidas sobre a legislação e receber inscrição de delegados.
Eleição para delegados
A eleição para delegados acontecerá no dia 6 de março, às 19 horas, no Adamastor Centro. Serão escolhidos 50 representantes dos movimentos de moradia e 50 da sociedade civil.
Para se candidatar é necessário ter participado de pelo menos um seminário preparató¬rio. Outros 100 representantes serão indicados pelo poder público. Os  delegados vão passar por quatro oficinas de capacitação, que acontecerão nos dias 13, 15, 20 e 22 de março, no Adamastor Centro.

Prefeitura celebra 80 anos da conquista do voto feminino no Brasil

Prefeitura celebra 80 anos da conquista do voto feminino no Brasil
Janete Pietá vai participar da atividade realizada 

no Teatro Adamastor

Da Redação Folha Metropolitana

Para celebrar os 80 anos da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado no último dia 24, a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM) promoverá nesta segunda-feira, dia 27, das 14h às 17 horas, roda de conversa sobre esta temática. 
A atividade será no Teatro Adamastor Centro, Auditório 1 B e contará com a participação de Silvia Piedade de Moraes, coordenadora do Centro de Integração da Mulher (CIM/Guarulhos), pedagoga e mestranda em Educação e Saúde pela Universidade Federal de Guarulhos, e da deputada federal Janete Pietá,  coordenadora da bancada feminina da Câmara dos Deputados.
Serviço:
Teatro Adamastor Centro

Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo

Prefeitura realiza últimas oficinas de revisão do Plano Diretor

COMENTÁRIO DO BLOG: Participar das oficinas do plano diretor é dar sua contribuição pensando que cidade queremos daqui a vinte ou trinta anos. Guarulhos cresce de forma frenética, um volume monstruoso de prédios sendo erguidos na cidade demonstra toda pujança de desenvolvimento que a cidade vive. Evidentemente que haverá consequências, devido a isso, participar e propor alternativas que reduzam os impactos desse crescimento é fundamental para garantirmos qualidade de vida no futuro.

Da Redação Folha Metropolitana

Últimos dias para participar das oficinas de revisão do Plano Diretor, que é o principal instrumento de política urbana no município, pois estabelece diretrizes para o uso e ocupação do solo.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbana (SDU), realiza a atividade nesta terça-feira (28), às 18h30, no CEA (Centro de Educação Ambiental) Balneário Água Azul, na avenida Guanabara, s/n, Água Azul.
Na próxima quarta-feira , 29, às 18h30, é a vez das comunidades do Cabuçu e Tanque Grande contribuírem com sugestões, na Escola Municipal Vereador Faustino Ramalho, que fica na avenida Palmira Rossi, 346, Recreio São Jorge.
Por fim, no dia 1º de março, às 18h30, no bairro do Taboão acontece a última edição na Emei Amador Bueno, que fica na rua Maria Elisa, 10, Jardim Tamassia. 

O processo de elaboração do novo Plano Diretor, que teve sua última revisão em 2004, foi iniciado no ano passado e dividido em quatro etapas.
Na primeira ocorreu o levantamento de dados e a formação dos grupos de trabalho com representantes de várias secretarias e a articulação deles com os setores empresariais e comerciais, entidades de arquitetura e engenharia, universidades e movimentos de moradia.
Na segunda foi feita a análise da situação atual, baseada nas demandas atuais e futuras, na expansão urbana, na legislação, nas obras principais em andamento, na leitura dos marcos jurídicos e em plenárias pela cidade. A terceira tratará da projeção de cenários futuros, a partir da realização de oficinas participativas. Por fim, ocorrerá a elaboração de propostas para minuta de lei. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Escola do Parque Cecap fatura título em desfile que homenageou universidade

COMENTÁRIO DO BLOG: Quero dar os parabéns a Escola de Samba do Parque Cecap pelo campeonato conquistado no carnaval de Guarulhos. Além da escola campeã, quero parabenizar todas as escolas que fizeram um ótimo carnaval na cidade, demonstrando muita organização, belezas e raça. Sem dúvida foi um dos melhores carnavais de todos os tempos. A prefeitura de Guarulhos se empenhou para que rudo desse certo, provando que o carnaval em Guarulhos é um dos melhores de São Paulo.

Apuração realizada na tarde desta quarta foi marcada por muita expectativa


Por Ronaldo Paschoalino
Do Guarulhosweb

O G.R.C.E.S do Parque Cecap é a grande campeã do Carnaval de Gurulhos em 2011. Com 174,25 pontos a escola desbancou outras cinco concorrentes para vencer a disputa. Com o enredo "Só a educação transforma o cidadão.Ung, 40 anos cumprindo essa missão" foi a segunda agremiação a desfilar na segunda e o resultado foi muito comemorado pela presidente da escola e sua comunidade logo após o fim da leitura das notas, ontem, no Centro Adamastor.
"Mostramos que somos uma família. A comunidade do Cecap é uma grande família e fizemos um ótimo carnaval. Esse título representa muito trabalho feito com emoção", disse Nádia de Sá após receber o troféu de campeã.
A vice-campeão foi a Imperatriz do Morro, que somou 172,5 pontos e apresentou na avenida o enredo "Em terra de cego quem tem um olho é pirata". A terceira colocação ficou com a Unidos do Paraventi que chegou aos 170,25 pontos. O prefeito Sebastião Almeida comemorou o sucesso do carnaval deste ano e espera uma festa ainda maior para o ano que vem. "As escolas de samba causaram muita emoção em seus desfiles. Cada vez mais resgatam a cultura da nossa cidade e do nosso país. Parabenizo a todas pelo grande trabalho. A Império do Samba (penalizada com 21 pontos por atrasar o desfile e causou confusão na apuração) foi rebaixada para o grupo de acesso e, em seu lugar, desfilará a Unidos do Jardim São João, que foi campeã do acesso. Clique aqui e veja o resultado geral.

CEU Bonsucesso terá projeto inovador sobre sustentabilidade

COMENTÁRIO DO BLOG: Essa iniciativa da Secretaria de Educação de Guarulhos em adequar o CEU Bonsucesso aos temas ambientais é de suma importância para quem pensa no futuro e numa cidade sustentável. Só tenho que parabenizar o secretario Moacir de Souza, pois quem pensa dessa maneira se mostra a frente do seu tempo.

Centro contará até com uma mini estação meteorológica


Por Rosana Ibanez
Do Guarulhosweb


Com um projeto inovador e diferenciado, o Centro de Educação Unificado (CEU) Bonsucesso/Escola de Educação Ambiental tem o objetivo de unir a escola básica, o lazer e a educação ambiental em um único empreendimento, estendendo os benefícios a toda a comunidade da região.
"A ideia é que a criança, durante o passeio pelas dependências, acompanhe as várias etapas da educação ambiental e quando ela estiver fora da escola cobre atitudes sustentáveis da comunidade", enfatizou o secretário de Educação, Moacir de Souza.
O equipamento contará com todos os itens que os CEUs possuem, como ginásio e piscinas, contudo o diferencial do projeto está na Escola de Educação Ambiental. No local os alunos e a comunidade aprenderão diversas atividades sustentáveis e poderão interagir com vários equipamentos ambientais. A agricultura ecológica, por exemplo, será trabalhada na horta orgânica escolar e nos jardins medicinais. Já nos viveiros educadores, estarão as amostras de espécies dos principais biomas do Brasil como a Mata Atlântica, o cerrado, a caatinga e o campo rupestre
No CEU Bonsucesso haverá também jardins temáticos, como o tropical, praça dos bambus e o orquidário, todos com característica vegetal própria para facilitar o estudo e as diferenciações da espécie. Contudo, o destaque está na mini estação meteorológica, onde os alunos aprenderão manualmente a analisar o clima; e a mini Mata Atlântica, onde será possível aos estudantes conhecer o bioma onde estão inseridos.
Além disso, o equipamento está geograficamente localizado em uma área que comporta três lagoas remanescentes da atuação de uma mineradora e contará, também, com salas de aula ao ar livre; passarela sobre lagoa e pórticos de acesso.
Construído em um terreno localizado na Estrada Paschoal Thomeu o projeto está em processo licitatório e tem estimativa de ser entregue em 2013.


Proposta é premiada com Selo Aqua

Em novembro do ano passado, a proposta do CEU Bonsucesso recebeu a Certificação do Processo Aqua - Construção Sustentável, da renomada Fundação Vanzolini. O projeto passou pelas auditoras da fundação, Clarice Menezes Degani e Maria Luiza Salomé, que analisaram a fase de programação a partir de 14 categorias de desempenho e concederam seis notas excelentes, seis superiores e duas notas boas.
A auditoria se atentou à análise do local, sistema de gestão do empreendimento, programas de necessidades e desempenho das 14 categorias: relação do edifício com o entorno; seleção de produtos, sistemas e processos construtivos; canteiro de obras de baixo impacto ambiental; gestão de energia; gestão de água; gestão de resíduos de uso e operação; manutenção e permanência de desempenho ambiental; conforto higrotécnica; conforto acústico; conforto visual; conforto olfativo; qualidade sanitária dos ambientes; qualidade sanitária do ar; e qualidade sanitária do ar.
A certificação baseia-se nos desempenhos de eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde de um empreendimento. O selo atribui notas e traça o perfil ambiental do empreendimento, em quesitos como gestão de energia, gestão de água, gestão de resíduos e qualidade sanitária dos ambientes, entre outros. No ano passado, o CEU Continental também recebeu a certificação.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A "confusão intencional' dos neoliberais tucanos


Do blog do Dep. João Antônio
O recente leilão dos aeroportos de Brasília, Campinas e São Paulo foi visto por figuras do tucanato como uma forma de criar um clima de confusão intelectual para não discutir o que realmente interessa: o tipo de Estado que queremos.

Escrevi um artigo abordando esta questão, central para o desenvolvimento do nosso país, como forma de contribuir para que as discussões não sejam turvadas por interesses eleitoreiros e nem por oportunismo, como querem neoliberais tucanos e aliados destes. Leia um trecho abaixo:

ARTIGO

Privatização: melhor explicar do que confundir

O governo da presidenta Dilma, depois de constatar a necessidade de uma maior eficiência nos aeroportos brasileiros, decidiu adotar o modelo de concessão para operação e gestão dos aeroportos de Brasília, Campinas e São Paulo. Esta política poderá ser estendida a outros aeroportos nacionais.

Os adversários do atual governo ergueram suas vozes para impingir aos petistas, especialmente ao governo Dilma, segundo eles, a “autocrítica” necessária e, de forma deliberada, tentam confundir a opinião pública comparando as concessões atuais às medidas privatistas do período do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso.
Leia mais.

IBGE: emprego é o melhor. Renda explode ! Bye-bye Aécio 2014 !

 

Saiu no IBGE:
Do site Conversa Afiada

Em janeiro, desocupação foi de 5,5%

A taxa de desocupação foi estimada em 5,5%, a menor para o mês de janeiro desde o início da série (março de 2002), e registrou alta de 0,8 ponto percentual frente a dezembro de 2011 (4,7%). Em comparação com janeiro do ano passado (6,1%), recuou -0,6 ponto percentual. A população desocupada (1,3 milhão de pessoas) cresceu 15,9% no confronto com dezembro (mais 180 mil pessoas procurando trabalho). Frente a janeiro do ano passado, recuou -7,7% (menos 110 mil). A população ocupada (22,5 milhões) declinou -1,0% em comparação a dezembro (menos 220 mil ocupados). No confronto com janeiro de 2011, ocorreu aumento de 2,0% nessa estimativa (mais 433 mil ocupados). O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,1 milhões) não registrou variação na comparação com dezembro. Na comparação anual, houve uma elevação de 6,3%, representando um adicional de 664 mil postos de trabalho com carteira assinada.

O rendimento médio real habitual dos ocupados (R$ 1.672,20, o valor mais alto para o mês de janeiro desde março de 2002) apresentou alta de 0,7% na comparação mensal e de 2,7% frente a janeiro do ano passado. A massa de rendimento real habitual (R$ 37,9 bilhões) caiu -0,5% em relação a dezembro e cresceu 3,6% em relação a janeiro de 2011. A massa de rendimento real efetivo dos ocupados (R$ 47,2 bilhões), estimada em dezembro de 2011, subiu 14,8% no mês e 3,9% no ano.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/.

Gerson Carneiro: “Jingle Bell, Jingle Bell, acabou o papel!”


Prédio do Tribunal de Justiça de SP

Do site Vi o Mundo
Por Flávio Ferreira da Folha de S. Paulo

Os banheiros de prédios da Justiça estadual de São Paulo ficaram sem papel higiênico no início deste ano.
No Fórum João Mendes, o principal da capital, o problema só foi resolvido ontem –e os funcionários afirmaram que a falta do material durou quase dois meses.
Sem o produto até anteontem, a solução encontrada pelo setor de limpeza foi a colocação de toalhas de papel nos locais reservados aos rolos de papel higiênico.
“Houve realmente problemas” com a empresa que fornecia o produto e “nova licitação foi providenciada”, segundo a assessoria de imprensa do tribunal.
A informação sobre a falta do material chegou à Folha pelo “Folhaleaks”, canal criado pelo jornal para receber informações e documentos.
A direção do fórum paulistano só conseguiu comprar o produto ao usar de forma “emergencial” recursos financeiros previstos para a aquisição de materiais.
As administrações de outros instalações do Judiciário adotaram a mesma solução, segundo a assessoria do TJ.
“Ao tomar conhecimento da falta de produtos em alguns de seus prédios, o tribunal sanou a situação com o redirecionamento de estoques de outras unidades”, de acordo com a assessoria.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Gilmar "Dantas" e a "tal" opinião pública

Do site Conversa Afiada

Saiu na Folha (*), na pág. 4, um resumo do voto inesquecível de Gilmar Dantas (**) na Ficha Limpa (leia, por favor, “Gilmar ignora a “turba”):

“Não se deve esquecer, ademais (sic) que essa tal opinião pública (que quer a lei) é a mesma que elege os chamados candidatos fichas sujas.”

Formidável.

Designado por Fernando Henrique Cardoso – sua mais desditosa herança – só poderia ser assim: essa “tal” de opinião pública.

Deve ser a “tal” opinião pública que elegeu o Fernando Henrique duas vezes, no primeiro turno.

“Tal”!

Na mesma Folha (*) está o mestre Joaquim Falcão, que merecia ter ido ao Supremo e que se notabilizou no Conselho Nacional de Justiça, ao aposentar um Juiz de Goiás que acumulava as funções de administrador da Lei com a administração de seus negócios particulares – na área da Educação.

Bateu na trave, não foi isso, Ministro Gilmar Dantas (**) ?

Vamos ao que disse o mestre Falcão, nesta quinta feira, depois de a “tal “opinião prevalecer e aprovar a Ficha Limpa. Clique aqui e leia mais.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pablo, 4 anos: “Mataram o meu cachorro…Foi a polícia”. Esse é o relato de uma criança do Pinheirinho

COMENTÁRIO DO BLOG: Para que a indignação não diminua, posto aqui mais um triste relato de uma criança que teve o cão assassinado por PMs na reintegração de posse. Esse episódio lamentável deixou sequelas que jamais serão esquecidos por crianças e adultos daquela comunidade.

Por Conceição Lemes
Do site Vi o Mundo

Desde 22 de janeiro, um dolorido lamento ecoa por todos os abrigos onde estão as quase 2 mil famílias expulsas violentamente do Pinheirinho por policiais da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM): “mataram o meu cachorro” .
A ativista Carmen Sampaio já perdeu a conta de quantas vezes já ouviu crianças fazerem o mesmo relato. Durante a desocupação, PMs mataram animais domésticos à bala. Ela ficou mais próxima de Pablo, 4 anos de idade, que viu o seu cãozinho ser assassinado pela PM. Hoje, Carmen me “apresentou” ao seu amigo.
“O Pablo é um menino inteligente, muito bem cuidado pelos pais”, conta-me. “Ele continua brincando, só que, de repente, diz ‘mataram o meu cachorro’. Às vezes está comendo ou conversando com alguém, para e sem ter por que repete ‘mataram o meu cachorro’. ”
Nem agora, após terem tido as casas e os pertences destruídos por ordem do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), e da juíza Márcia Loureiro, os ex-moradores do Pinheirinho são deixados em paz.
A Prefeitura de São José dos Campos e o governo do Estado de São Paulo continuam agindo, agora para expulsá-los dos abrigos. Clima de terror reina. PMs andam armados pelos espaços, espalhando pavor e medo nos despejados em geral, especialmente nas crianças.
Apesar de muitas terem tido os seus animais de estimação mortos por PMs, os pais têm medo de falar, pois a intimidação é escancarada. Mas o pai de Pablo deu autorização para Carmen gravar este depoimento. Assista-o, por favor.

Coronel do Pinheirinho é condecorado pela PM tucana


Pinheirinho: medalha de honra
O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do amigo navegante Murilo Henrique:
Paulo, eu confirmei a informação que lhe mandei anteriormente por e-mail, sobre a Medalha entregue ao Coronel Messias. Falei com a secretária dele e, por fim, a comunicação social da PM de São José dos Campos confirmou.

O ilustre coronel, que comandou o massacre do Pinheirinho, no dia 22 de janeiro deste ano, foi condecorado dias depois, 09/02, com a medalha Paul Balagny, entregue pela Diretoria de Ensino e Cultura da PM. A condecoração, instituida em 2006 por uma lei estadual, é destinada a personalidades civis e militares com destaque na promoção da cultura
.
O Coronel ficou mundialmente conhecido pela operação do Pinheirinho. Segundo ele, a culpa pela violência na desocupação da comunidade seria dos “vandalos” que lá moravam, conforme públicou o inglês de The Guardian, no dia 23 de janeiro.

Abs!


O Coronel Messias, que comandou a desastrosa operação de despejo do Pinheirinho, recebeu na última semana uma condecoração da Polícia Militar de São Paulo.
Trata-se da Medalha Paul Balagny, destinada a personalidades que “tenham se destacado por relevante contribuição às ciências, letras, artes e cultura, resultando em benefício à Policia Militar do Estado de São Paulo”. É o fim da picada.
O evento ocorreu dia 9/2, menos de 20 dias após o massacre, no Anhembi.
É importante lembrar que ainda existem 5 pessoas desaparecidas desde o despejo, sendo procuradas por seus familiares: Josefa de Fátima Jerônimo / Gilmara Costa do Espírito Santo, Beto (esposo) e Lucas Costa do Espírito / Mateus da Silva. Há ainda o caso de Ivo Teles dos Santos – 75 anos. Ficou desaparecido por 9 dias, sendo encontrado na UTI de Hospital de São José, com traumatismo craniano, devido a agressões. Está ainda em estado grave.
É necessário denunciar este fato vergonhoso.

Trabalho escravo na Av. Paulista. Viva a Chuíça (*) !

Nada mais parecido com a Chuíça (*) do que a Av. Paulista !
Do site Conversa Afiada
Por navegante Murilo

Em plena Avenida Paulista!

Trabalhadores de obra da Racional na região da Avenida Paulista são resgatados

Grupo de 11 maranhenses foi libertado. Sem receber salários e com dívidas com empreiteiro, eles tiveram a liberdade cerceada, segundo auditores fiscais

Por Bianca Pyl

Um grupo de 11 maranhenses que trabalhavam como pedreiros e serventes para a construtora Racional Engenharia na ampliação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), foi libertado de condições análogas às de escravidão em ação realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O flagrante foi feito com base em denúncia de um trabalhador que teve seu salário retido por dois meses. Os representantes da Racional alegam que os empregados eram terceirizados e que a direção desconhecia as irregularidades encontradas. Leia mais aqui.

Ministra diz em Genebra que governo aumentará licença-maternidade para 6 meses

Eleonora Menicucci, nova ministra da Secretaria de Política para Mulheres
Eleonora Menicucci, nova ministra da
Secretaria de Política para Mulheres
COMENTÁRIO DO BLOG: Essa medida adotada pelo governo é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e especial para as mães, possibilitando que diminuam os tráumas decorrentes do distanciamento compulsório entre as mães e sua próle no início da maternidade. As empresas vão se adaptar a essa nova realidade, aproveitando o bom momento econômico que o País vive, absorvendo outras mulheres para repor esses afastamentos.

Do Uol notícias

A ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, afirmou nesta quinta-feira (16) em Genebra, na Suíça, que o governo pretende aumentar de quatro para seis meses a licença-maternidade e que enviará ao Congresso uma proposta para alterar a legislação atual.

Atualmente, a licença obrigatória é de 120 dias e as empresas têm liberdade para conceder 60 dias a mais. A ministra afirmou, no entanto, que nem 30% dos empregadores adotam esse acréscimo, por isso o governo pretende torná-lo obrigatório.
Leia mais.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vídeo revelador da Juíza: “PM foi admirável”


Juíza Loureiro: PM evitou um banho de sangue

O amigo navegante Claudinei envia video com entrevista da Juiza Marcia Loureiro, aquela que, em última instância, decidiu que Naji Nahas tinha direito à reintegração.

Claudinei Watanabe
Enviado em 28/01/2012 às 13:00

Bem para mim essa entrevista, é bem reveladora, há quatro meses a o governo Alckmin vem organizando essa operação, quando a juíza diz na terça feira houve uma tentativa de entrar em pinheirinho era na verdade um teste uma prévia da operação de domingo, essa mulher é um …, Paulo Henrique, veja a “nossa” juíza elogiando a ação da policia.

NAVALHA

A Juíza repete a acusação de que lideranças políticas no Pinheirinho criaram as condições para haver um banho de sangue.
Que o trabalho “admirável” da PM do Alckmin evitou.
A racionalidade da emérita Juíza se sustenta na ausência de uma solução de conciliatória: o Governo Federal chegou com um protocolo de intenções que não dizia nada – conclui ela.
“Ao Juiz cabe decidir” – sentencia.
Bravo !
Naji Nahas não argumentaria melhor !
Em Pinheirinho se rescreveu uma História do Brasil: os perdedores perdem sempre; os vencedores vencem sempre.

Paulo Henrique Amorim

Viomundo encontrou


David com a esposa, Laura, no Hospital Municipal
de São José dos Campos, onde está internado.

Adriano Diogo: “Depois de balear David pelas costas, a GCM atirou nele, de novo”

Do blog Conversa Afiada
Sau no Viomundo:  por Conceição Lemes

O Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana, da Defensoria Pública Estadual e do Ministério Público Estadual (Condepe) promoveu na última segunda-feira mutirão nos galpões e igreja, que abrigam os moradores despejados do Pinheirinho. Aproximadamente 90 pessoas, entre conselheiros do Condepe, parlamentares e entidades de direitos humanos participaram.

“O que mais me chamou a atenção foi o caso do rapaz de 30 anos, baleado pela GCM [Guarda Civil Municipal]; está com a perna esquerda paralisada e corre o risco de ficar com sequelas”, denuncia o deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo. “Se passaram nove dias e ele não foi ouvido nem tinha feito exame de corpo de delito.”

O rapaz é David Washington Furtado, 30 anos, natural de Recife, funcionário terceirizado da Prefeitura (calça ruas, assenta sarjetas e calçadas) e agora ex-morador do Pinheirinho. Foi baleado, na área externa do acampamento, quando se dirigia junto com a esposa (Laura) ao posto de atendimento da Prefeitura para se cadastrar.

“É a história mais escondida de São José dos Campos”, observa Adriano. “Depois de balear David pelas Costas, a GCM atirou nele, de novo, quando já estava caído no chão. Uma barbaridade.” Leia mais aqui.

Sem liminares, licitação dos perueiros pode ser concluída hoje


Sem liminares, licitação dos perueiros pode ser concluída hoje
Mais de 500 pessoas se inscreveram na disputa da licitação
dos novos permissionários

Por Wellington Alves
Do Folha Metropolitana
 
O Judiciário não concedeu até ontem nenhum mandado de segurança que garantisse a participação de perueiros eliminados na licitação dos novos permissionários do transporte público. Segundo o presidente do sindicato dos perueiros, Cícero Mossoró, é grande a preocupação com a abertura dos envelopes com as propostas das outorgas hoje, a partir das 9h, no Adamastor Pimentas.
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT) abriu 327 vagas para micreiros. Com o término da concorrência, a Prefeitura pretende erradicar as vans das ruas, já que as liminares que garantem a circulação desses perueiros é referente à licitação do ano retrasado, cancelada pela Justiça.
Mais de 500 pessoas se inscreveram na disputa. Não houve nenhuma vantagem para os perueiros aprovados na concorrência anterior e que pagaram R$ 200 mil para adquirir os micro-ônibus. Maurício Fávero, por exemplo, ex-presidente da cooperativa Santa Emília, entrou na noite de ontem com um mandado de segurança para garantir a abertura da proposta dele. “A secretaria me eliminou por causa de um documento”, explica.
A concorrência atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Prefeitura com o Ministério Público do Estado de São Paulo. Um despacho do Tribunal de Contas do Estado (TCE) paralisou o processo por mais de um mês.
Os atuais micreiros circulam com contratos emergenciais. Segundo Mossoró, a expectativa é que os eliminados vendam os veículos para os que forem aprovados na licitação. 

Guarulhos fecha 2011 com epidemia de homicídios

SSP informa que cidade registrou 214 homicídios dolosos
SSP informa que cidade registrou 214 homicídios dolosos
COMENTÁRIO DO BLOG: É estarrecedor observar números  alarmantes como esse. Fazendo uma breve análise chego a seguinte conclusão: não há trabalho investigativo da polícia civil, não há trabalho de inteligência, não há aumento dos efetivos das polícias a vários anos, não há investimento em equpipamentos e novas viaturas para a PM. Aqui em Guarulhos fica a cargo da Prefeitura o abastecimento das viaturas, pagamento dos aluguéis das delegacias e construção das bases da polícia militar. Como podemos ver através desse relato a tendência é as coisas piorarem se não houver interesse do governador em mudar esse quadro terrível.

Organização considera até 10 por 100 mil índice aceitável; cidade tem 16,03    

Por Ronaldo Paschoalino
Do Guarulhosweb

Com uma taxa de 16,03 homicídios por 100 mil habitantes, Guarulhos fechou 2011 na faixa de epidemia de homicídios, conforme o padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O organismo considera aceitável o número de homicídios ou igual ou menor a 10 por 100 mil habitantes. A média faz parte do balanço anual feito pelo Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), contabilizadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP).
A segunda maior cidade do Estado ficou proporcionalmente seis homicídios a frente da Capital, que registrou taxa igual a 9,0 por 100 mil habitantes. A média do Estado ficou no limite da classificação de epidemia; 10 por 100 mil habitantes. Guarulhos ficou acima da média do Estado, mas abaixo da média de todo o território nacional, que é de 22,3 por 100 mil habitantes.
Pelos números da SPP, 214 pessoas foram vítimas de homicídio doloso (com intenção de matar), 11 vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte) e 11 por homicídio culposo (sem intenção) em Guarulhos no ano passado.
No último dia 28, o HOJE publicou reportagem revelando que, no ano passado, a cada 41 horas, uma pessoa era vítima de homicídio na cidade conforme levantamento do CAP. O mês de outubro foi o mais violento de 2011 na cidade e, do total de mortes por homicídio e latrocínio, foi o responsável por 28 e quatro casos respectivamente.
Ainda conforme o balanço da SSP a delegacia que mais registrou homicídios no ano passado foi o 7º Distrito, em Cidade Seródio, com 73 casos. O 4º Distrito ficou em segundo lugar com 40 casos registrados e, na terceira posição, o 8º Distrito, com 27 casos.
Na região metropolitana, cidade só ficou atrás de Franco da Rocha
Em comparação com a região Metropolitana e também Campinas, Guarulhos só ficou atrás de Franco da Rocha, que registrou 17,10 homicídios por 100 mil habitantes no ano passado. Campinas apresentou 13,33. Com taxa de 10,89 vem Osasco e 10,72, São Bernardo do Campo.
Francisco Morato ficou livre da epidemia com taxa de 9,54 e, São Caetano do Sul registrou uma das menores médias do Estado com apenas 1,99 homicídios. Já na Baixada, Santos teve índice bem abaixo da média; 4,67 homicídios por 100 mil habitantes.

Secretaria de Cultura recebe propostas de arte-educadores e entidades até sexta 03/02

Edson Queiroz / PMG
Oficinas culturais reúnem educadores e a comunidade
Da Redação do Diário de Guarulhos

A Secretaria de Cultura recebe até sexta-feira as inscrições para o Programa Oficinas Culturais 2012. O processo seletivo é para arte-educadores e instituições culturais da cidade que tenham interesse em participar do projeto entre março e julho deste ano.

As inscrições para o processo seletivo de arte-educadores e o recebimento da ficha para a avaliação de instituições culturais será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Teatro Nelson Rodrigues (Rua dos Coqueiros, 74, Vila Galvão). 

Para concorrer a uma das vagas para arte-educador, o interessado deve ter experiência no campo da arte-educação e conhecimento em uma ou mais das diversas linguagens artísticas. A participação é remunerada. 

Já a das instituições culturais, funciona como uma parceria, ou seja, a Secretaria de Cultura cede o profissional e a instituição empresta o espaço. 

A inscrição de entidades só é permitida para pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres. 

Mais informações nos editais disponíveis na página www.guarulhos.sp.gov.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Agradecimento aos leitores. Já são 5000 acessos

Por Paulo Costa

Depois das merecidas férias retomo as atividades com as publicações no meu blog. Foram apenas duas semanas de descanso, porém, necessárias, já que 2012 será um ano de muito trabalho. O ano de 2011 foi de muito aprendizado, lidando com as novas tecnologias da informação, até então, um mundo misterioso para esse novo blogueiro.

Quero agradecer do fundo do meu coração todos os leitores que acompanham esse blog, bem como sugerir que façam suas sugestões, críticas e observações sobre as informações aqui publicadas. Esse espaço é dos leitores, onde a sua opinião será respeitada e publicada.

Esse ano será muito especial, até porque já estou mais familiarizado com essas novas ferramentas de informação. Além do blog, o leitor poderá me seguir no www.facebook/paulocostapt ou no www.twitter/paulocostas, será um imenso prazer poder compartilhar informações com vocês.

Um grande abraço a todos(as) e que 2012 seja um grande ano para você.