sexta-feira, 9 de março de 2012

PAC conclui 77% das obras de esgoto em Guarulhos


Município realizou 97% das ETES Bonsucesso (foto) e São João

Por Wellington Alves
Da Folha Metropolitana

O Ministério do Planejamento divulgou nesta quarta-feira, 7, novo balanço das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O destaque para Guarulhos ficou por conta dos projetos no esgotamento sanitário. Foram terminados 77% dos serviços previstos. A expectativa é que o índice suba para 80% até o fim de abril.

O prefeito Sebastião Almeida (PT) afirma que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) irá atender o cronograma do Governo Federal. “O Ministério do Planejamento acompanha de perto a realização das obras na cidade e nosso ritmo de trabalho está adequado às exigências do PAC”, diz.

Segundo o levantamento do Ministério do Planejamento, o município realizou 97% dos sistemas Bonsucesso e São João, que possuem Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Além disso, a cidade alcançou índices de 28% na vertente 3 da ETE São Miguel, 50% na vertente 2 da mesma ETE, 79% das sub-bacias 8 e 9 e 92% das complementações da ETEs inauguradas.

A meta do PAC é concluir as obras sanitárias em Guarulhos até 30 de dezembro deste ano. Foram injetados R$ 211,1 milhões entre 2007 e 2010 e acrescentados R$ 160,1 milhões até 2014.

O relatório do Governo Federal enaltece a concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. A terraplenagem para a construção do Terceiro Terminal de Passageiros, que está sendo tocada pelo Exército Brasileiro, foi 51,9% concluída.

As obras estão avançadas, segundo o coordenador municipal de Assuntos Aeroportuários, Miguel Choueiri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário