terça-feira, 25 de outubro de 2011

Desenvolvimento Econômico abre série de audiências públicas para Orçamento 2012

Câmara será palco de 30 audiências públicas até 7 de novembro
Câmara será palco de 30 audiências públicas até 7 de novembro
Responsáveis pelas pastas apresentarão aos vereadores planos para o ano que vem

Por Rosana Ibanez
Do Guarulhosweb

Começa nesta terça-feira a série de audiências públicas na Câmara Municipal para discutir o orçamento da cidade para o ano que vem. Os responsáveis por cada pasta deverão explicar aos vereadores como serão gastos os R$ 3,092 bilhões previstos para 2012.
Ao todo serão 30 audiências, iniciando pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Almeida, que tem como principal função planejar, executar e avaliar as políticas públicas voltadas a promover o desenvolvimento do município por meio do fomento de atividades econômicas e sociais nas áreas da indústria, comércio, serviços e turismo. Clique aqui e veja a programação das audiências. 

Prefeitura lança serviço de atendimento via web


Prefeitura lança serviço de atendimento via web
Achar Fácil’ – Nos últimos dois anos,
70 mil imóveis foram beneficiados
Da Redação da Folha Metropolitana

A população de Guarulhos conta com a comodidade de mais um serviço da Prefeitura disponibilizado pela internet: o Achar Fácil on-line. Através dele, o cidadão pode solicitar a atribuição de numeração oficial, a revisão da numeração e ainda a anotação da numeração oficial do imóvel no carnê do IPTU. Para utilizar o serviço, basta acessar o site www.guarulhos.sp.gov.br, no link ‘Tecnologia Cidadã’.
A iniciativa, desenvolvida pelo Departamento de Informática e Telecomunicações da Prefeitura, faz parte do programa ‘Tecnologia Cidadã’, que visa facilitar a vida da população, agilizando o atendimento, diminuindo a burocracia e promovendo a democracia digital.
O projeto Achar Fácil, que tem o objetivo de organizar a numeração predial de endereços no município, já renumerou cerca de 270 mil imóveis e instalou placas de identificação nas vias sem qualquer custo para os cofres públicos e para a população, uma vez que o contrato concede à empresa parceira a exploração do espaço publicitário na parte superior das placas por 20 anos.

Passageiros ainda dizem que esperam muito por ônibus no Terminal Pimentas

Novo terminal teve seu primeiro dia útil nesta segunda-feira
Novo terminal teve seu primeiro dia útil nesta segunda-feira
Opiniões divergem em relação ao uso da estrutura em seu primeiro dia de operações

Por Marianna Falcão
Do Guarulhosweb

Inaugurado no último domingo, o Terminal Urbano Pimentas faz a interligação da região dos Pimentas com o Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e a rodoviária do Cecap, com cerca de 22 linhas municipais em operação, sendo 15 micro-ônibus e sete ônibus. No entanto, no primeiro dia útilo de operação, passageiros reclamam do longo tempo de espera para pegar o transporte e lamentam ter que utilizar mais de uma condução para se locomoverem pela cidade.
A auxiliar administrativa, Raiza Rocha, 22 anos, ainda não está contente com as operações do Terminal Urbano Pimentas. "Moro no Jurema e agora preciso pegar dois ônibus para chegar até o Centro, antes dependia apenas de uma condução. Não aprovo ter que fazer baldeação para chegar ao meu destino, era melhor quando existia as linhas diretas".
Raiza também reclama da demora do transporte coletivo aos fins de semana. "Fico esperando muito tempo de sábado e domingo. Ainda não vi vantagem nesse Terminal dos Pimentas. "As autoridades se preocuparam demais com a estética do local e se esqueceram de avaliar a qualidade do transporte e de outras melhorias mais importantes para os passageiros".
Já o motorista da linha Sítio São Francisco, Ezequiel José da Silva, 40 anos, considera que o Terminal está bem melhor depois de sua inauguração. "A principal vantagem é que agora podemos utilizar os sanitários. Além disso, a cobertura também oferece mais conforto tanto para os motoristas, como para os passageiros".

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 25/10


IPTU Verde concorre a prêmio Green Building Brasil

Da Redação do DG

O projeto IPTU Verde concorre ao Prêmio Green Building Brasil (GBB)na categoria Políticas Públicas Sustentáveis. Na disputa estão propostas apresentadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobrás. Segundo os organizadores, o objetivo da premiação é “reconhecer indivíduos, empresas ou organizações do país por sua obra, produto, serviço, inovação ou liderança exemplar no setor”. A preocupação em adotar medidas que promovam a preservação dos recursos naturais está na ordem do dia. A Prefeitura promoveu em 2011 uma reformulação nos procedimentos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), recadastrando os imóveis da cidade e reavaliando critérios de isenção. Com alguns ajustes, regulamentou o IPTU Verde incorporando-o na Lei 6.793/2011 criando um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população, mediante a adoção dos princípios da “sustentabilidade ambiental” nas edificações. A pilotagem da mudança foi feita pelo secretário municipal de Finanças, Nestor Seabra. >
EMENDAS
A recente notícia de que deputados estaduais petistas poderiam estar envolvidos no escândalo das emendas orçamentárias da Assembleia pode bater em Guarulhos.
LIGAÇÃO
O deputado estadual Simão Pedro, um dos petistas que supostamente negociaram com o governo paulista, entre 2007 e 2008, a indicação de R$ 60 milhões em emendas parlamentares para a bancada, é ligado à vereadora Marisa de Sá (PT).
ATO
Um ato pela CPI das emendas está marcado para esta quinta-feira (27), às 14h, em frente à Assembleia, promovido pela CUT. Até o momento, 29 deputados assinaram o pedido de CPI. Faltam mais três para ela ser instalada.
NA CAIXA
O deputado estadual Alencar Santana (PT), esteve hoje com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Pediu que a Caixa instale uma Superintendência Regional em Guarulhos para atender ao município e ao Alto Tietê.
SEM VERBA
Sobre o debate, Alencar disse: “Para os 645 Municípios, onde se formam os cidadãos e os atletas, não há verba disponível. Nem para atender as iniciativas de associações esportivas, clubes, escolas e programas para crianças e idosos”.
PROMESSA
O vereador Wagner Freitas (PP) tem gritado para quem quiser ouvir que terá mais votos que PTB e DEM juntos na próxima eleição para prefeito.
BOM CONDUTOR
Se a compra do prédio que vai abrigar a nova sede da Câmara for realmente concretizada, Eduardo Soltur (PSD) dará um importante passo para sua reeleição. Criticado por muitos, Soltur vem demonstrando a mesma habilidade na política com que administra seus negócios particulares.
SUMIDO
Quem anda desaparecido das sessões da Câmara é o vereador e sindicalista Maurício Brinquinho (PT). O parlamentar parece bem está mais preocupado com o Sindicato dos Condutores do que com seu mandato parlamentar.
SAMBA
Geraldo Celestino (PSDB) mostrou que também é bom de samba. No domingo, foi um dos jurados que escolheram o samba enredo de 2012 da Escola de Samba do Cecap. O evento aconteceu no Clube Cecap. O samba vencedor irá homenagear os 40 anos da Universidade de Guarulhos (UnG).
MONOTEMÁTICO
Eduardo Carneiro (PSDB) voltou à carga contra o secretário de Saúde Carlos Derman, por causa da morte das 14 crianças no Hospital da Criança, dizendo: “Ele errou e de saúde ele não entende nada. E errou mais quem o indicou para o cargo”.
TECNOLOGIA
O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) se reuniu hoje com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Apresentou uma lista de sugestões de cursos a ser implantados no complexo que será construído no Cecap.
INFRAERO
O presidente da Infraero, o mineiro Gustavo do Vale, é esperado em Guarulhos neste semana. Ele vai inspecionar as várias obras em andamento no Aeroporto.
SEGUNDO TEMPO
O escândalo das verbas do Ministério do Esporte, via programa Segundo Tempo, volta a se aproximar do PC do B de Guarulhos.
“Vamos apoiar, independente do partido, a instauração da CEI”
JOVINO CÂNDIDO, presidente do PV, defende investigação na morte de 14 bebês no HMCA

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Reticências em 25/10

Por Pedro Notaro
Do Guarulhosweb


Ninguém é de ferro
Para emendar com Finados na quarta-feira, 2 de novembro, a Prefeitura vai adiar o ponto facultativo da sexta-feira, 28, Dia do Servidor Público, para segunda-feira, dia 31. E conceder descanso também na terça-feira, dia 1º. Ou seja: superferiadão, com retorno somente na quinta-feira, dia 3. Pensando bem, sai mais barato para os cofres municipais...
Tela mágica
O PT de Guarulhos trabalha com expectativa surpreendente: que a disputa em 2012 conte com TV aberta para a propaganda política. O embasamento teria como precedente cidade do Rio, onde a Justiça determinou que o segundo canal em audiência transmitisse o horário eleitoral...
Dois gumes
O prefeito Sebastião Almeida (PT) avalia que com TV aberta poderá mostrar várias obras e ações de sua administração. Já prefeituráveis de oposição, como Carlos Roberto (PSDB) e Jovino Cândido (PV), se dizem a favor também, analisando que mídia televisiva seria ferramenta importante para criticar o Governo...
Memória de elefante
Para quem não sabe ou nem se lembra: nas eleições 1996, o SBT transmitiu nas últimas semanas a propaganda eleitoral de Guarulhos...
Olha a zebra!
Néfi Tales, filho homônimo do saudoso ex-prefeito guarulhense, filiou-se ao PTB. Mas em vez de disputar a Prefeitura, como já fez no passado, seu projeto agora é mais razoável: ser vereador...
Autodidatismo
Seis estudantes de Comunicação estão estagiando com remuneração na Câmara Municipal. Há quem defenda que eles tenham direito a adicionais como periculosidade e insalubridade. E há quem afirme que será maior escola da vida deles. Como eu a cursei, defendo a segunda tese...
Discretíssimo
Interessante observar: em sua página no Facebook, Alan Neto não faz qualquer menção que é vereador e filiado ao DEM...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vereadores investigam irregularidades no McDonald’s


Vereadores investigam irregularidades no McDonald’s
Sem condições Gilberto José da Silva levou a denúncia à Câmara

Por Wellington Alves
Da Folha Metropolitana

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal investigará supostas irregularidades cometidas pela rede McDonald’s. O sindicato dos hoteleiros (Sinthoresp) apresentou denúncia no Legislativo e levou quase 30 pessoas ontem para protestar. Sindicalistas tiveram reunião com os parlamentares para apresentar os problemas.
Segundo o vice-presidente do Sinthoresp, Gilberto José da Silva, o McDonald’s contrata jovens em busca de primeiro emprego sem condições trabalhistas adequadas. Os funcionários recebem salários de R$ 230, enquanto o piso da categoria é R$ 840. A empresa não faria a ocorrência de acidentes de trabalho. São 10 lojas e nove quiosques que possuem 1,2 mil empregados em Guarulhos.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Edmílson Souza (PT), afirma que fará reunião para elencar os itens para serem encaminhados ao Ministério Público do Trabalho e Delegacia Regional do Trabalho. Alguns vereadores defenderam a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), porém os parlamentares não possuem autonomia para aprofundar a investigação em uma empresa privada.

domingo, 23 de outubro de 2011

Conservatório Municipal de Música de Guarulhos comemora 50 anos

Por Alfredo Henrique
Da Redação do DG


O Conservatório Municipal de Música de Guarulhos comemora 50 anos. A data precisa é desconhecida pelos funcionários do centro de formação, porém, isso é irrelevante diante da alegria com a qual todos se empenham em celebrar o acontecimento. “Estamos desde o início do ano e pretendemos até o final comemorar com muita música”, disse o professor Fábio Bonvenuto, que ministra aulas para deficientes visuais e auditivos no Conservatório há cerca de sete anos.
Neste sábado ocorrerá o evento que marca, simbolicamente, os 50 anos do Conservatório, às 20h, no Teatro Adamastor, no Centro. A música que coroará a festa será “Doze Ostinatos para Orquestra”, do professor do conservatório Vitor Castellan. Leia mais.

Atrações musicais marcam a inauguração do Terminal do Pimentas neste domingo


Prefeito Sebastião Almeida participará de cerimônia oficial às 18h    

Da Redação Guarulhosweb

Comemorando a inauguração do Terminal Pimentas (avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira com estrada do Caminho Velho), neste domingo, a Prefeitura de Guarulhos promove apresentações musicais. Às 14h deste domingo, os grupos Jeito Moleque, Sampa Crew, Papo cabeça e Salgadinho se apresentam no local. Às 18h, acontece e cerimônia de entrega das instalações, com a presença do prefeito Sebastião Almeida.
O Terminal Pimentas, orçado em R$ 12,8 milhões, fará a ligação com os bairros do Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e com a rodoviária do Cecap. Estima-se que o local receba 40 mil embarques diários. A criação do complexo - o segundo da cidade - faz parte da segunda etapa da implantação do Bilhete Único Guarulhense. O terminal funcionará diariamente das 14h às 1h40, com 22 linhas municipais.

Agende e Sebrae renovam convênio por 3 anos com propostas de investimento


Por Luiz Roiz
Da Redação do DG


Com o objetivo de evidenciar uma nova estrutura da Incubadora de Empresas mantida pela Agende (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) e o embrião do futuro Parque Tecnológico da cidade, o Sebrae-SP, por meio do escritório regional de Guarulhos, firmou hoje com a agência guarulhense a renovação de convênio por mais três anos. A cerimônia contou com as presenças do diretor técnico do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, e do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, que reconheceu a importância desse acordo para o município. Leia mais.

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Espalha Fatos em 22/10

Vereador Ricardo Rui (PPS)
Por Sérgio Lessa
Do Guarulhosweb

A hora é essa
Com o início na próxima terça-feira, 25, das audiências públicas relativas ao orçamento municipal de 2012, o vereador e presidente do PPS, Dr. Ricardo Rui pretende levar à tribuna a discussão de uma possível alteração na legislação visando a possibilidade dos vereadores terem direito a indicação de emendas particulares, por meio de dotação específica, como hoje já ocorre na Câmara Federal e Assembléia Legislativa.

Participação
Ricardo Rui defende que o orçamento municipal deveria ser propositivo e não impositivo, pois da maneira como as coisas funcionam, os parlamentares - por mais que façam inúmeras indicações ao Executivo - sempre dependem da boa vontade do governo para verem os pedidos da população atendidos, sendo que na maioria das vezes, se não forem integrantes da base, só perdem tempo com a burocracia. Nos últimos anos emendas sugeridas em plenário não foram aceitas, sendo derrubadas por substitutivos.
Expectativa
Já está tudo acertado. Uma entidade de classe de Guarulhos contratou nesta semana uma empresa especializada em pesquisas, a fim de que sejam realizados diversos trabalhos voltados ao segmento. Até aí tudo normal, mas o destaque está por conta de que um desses jobs prevê o levantamento das intenções de votos dos eleitores para prefeito nas próximas eleições. Totalmente imparcial, o estudo irá posicionar os políticos guarulhenses em relação às suas pretensões. A pesquisa deverá ser registrada e publicada pelo HOJE em primeira mão.
Não tem bobo
Dizem por aí que interlocutores do prefeito já estariam andando pelos bastidores tentando promover a discórdia entre os oposicionistas. Segundo dizem, essas pessoas articuladas estariam supostamente tentando convencer alguns pré-candidatos a prefeito, de que o real adversário deles seria o tucano Carlos Roberto e não o candidato petista Sebastião Almeida. Apesar das tentativas, parece que a conversa não vai colar, pois já se fala pela cidade que se a oposição se unir pra valer, desta vez o PT cai.

Sob nova direção
A Rede Super, conglomerado de emissoras de televisão que havia arrendado o horário integral de programação da TV UHF aberta de Guarulhos, canal 58, jogou a toalha e cancelou o contrato que tinha com a Fundação José Camargo, detentora do direito de uso do canal. Com isso, os telespectadores passam agora a contar com uma nova grade, que infelizmente ainda não conta com a transmissão de nenhum telejornal local.

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Reticências em 21/10


Álvaro Garruzi, Secretario de Desenvolvimento Urbano

Por Pedro Notaro
Do Guarulhosweb


Pegando mal
Ao mesmo tempo em que o secretário Álvaro Garruzi (Desenvolvimento Urbano) vai flexibilizando (ou afrouxando?) o decreto sobre propaganda, cresce a prática irregular, como faixas, painéis e carros de som. Alguns deles, coincidentemente, andam berrando “Pamonha, pamonha, pamonha” pela cidade...
Freud explica
Indagado (ou instigado?) a revelar porque não havia ainda tomado a iniciativa de apresentar um psiquiatra a determinados vereadores, o vereador-médico José Mário (PSDB) saiu-se com esta: “Eu jamais faria isso com um colega... médico, claro!”...
Alguém encara?
Em tom de voz veemente, o vereador Wagner Freitas afirma que o PP, o qual preside, terá chapa de candidatos a vereador superior a dos PV, PTB e DEM somados. Diz ainda que aceita apostas...
Injeção na testa
No afã de criticar Almeida (PT) durante evento do PSDB terça-feira, o vereador tucano Vitor da Farmácia fez duras críticas a formação de ex-sindicalista do prefeito. Detalhe: na platéia havia sindicalistas, como metalúrgicos e químicos...
A casa caiu
O diretor da Defesa Civil, Paulo Vitor (PT), foi convencido a desistir de concorrer à Câmara Municipal. Dizem ainda que deverá apoiar a petista Genilda Bernardes, coordenadora do Fundo Social. Terá sido ele pressionado contra um Paredão?...
Aeronáutica
Em Brasília, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) apresentou projeto de lei que deverá repercutir, principalmente em Guarulhos: ele pretende desativar a Base Área de Cumbica, cedendo a extensa área federal para o município de Guarulhos...
Deu só a palavra
Embora tenha regressado ao PT em tempo hábil, o secretário Orlando Fantazzini (Habitação) não deverá ser candidato a vereador. Seus adversários internos no partido queriam que ele assinasse documento nesse sentido, mas ele se recusou, alegando (com razão...) que seria ridículo. Quem será que ele irá apoiar, hein?...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Teatro tem espetáculo gratuito com Débora Falabella


Teatro tem espetáculo gratuito com Débora Falabella
A artista é uma das fundadoras do Grupo 3 de Teatro
e neste fim de semana faz três apresentações
gratuitas no Teatro Padre Bento
Da Redação da Folha Metropolitana

Com trabalhos de destaque na TV e cinema, como a drogada Mel na novela global “O Clone”, e a protagonista do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, a atriz Débora Falabella também tem experiência no ramo teatral. A artista é uma das fundadoras do Grupo 3 de Teatro e neste fim de semana faz três apresentações gratuitas com a companhia no Teatro Padre Bento.
O Grupo 3, formado também por Gabriel Paiva e Yara de Novaes, traz à Guarulhos o espetáculo “O Amor e Outros Estranhos Rumores”. A peça é uma adaptação de Silvia Gomez para três contos do escritor mineiro Murilo Rubião. Com direção de Yara de Novaes, a montagem fala de três formas de amor sem sucesso, fadadas desde o início de cada conto ao fracasso e à infelicidade, temas próprios de Rubião.  Leia mais.

Guarulhos supera a marca de 12 mil novos empregos em 2011

 

Dados do Caged mostram crescimento de 17% em relação a setembro

Da Redação Guarulhosweb

O setor do comércio gerou 721 novas vagas em setembro, seguido por serviços e a indústria. Nos últimos 12 meses, mais de 15,4 mil empregos foram criados.
O número de empregos formais (admissões menos demissões) registrado em Guarulhos nos primeiros nove meses de 2011 atingiu a marca de 12.374 novas vagas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No acumulado dos últimos 12 meses, foram gerados 15.406novos empregos na cidade.
No mês de setembro, Guarulhos gerou 1.709 postos de trabalho, índice 17% superior ao mês anterior, quando foram criados 1.458 empregos com carteira assinada. O comércio teve o melhor desempenho, com 721 novas vagas. Mas o que chamou a atenção foi o desempenho da indústria, que com 533 novas vagas registrou um aumento de 274% em relação a agosto, quando foram gerados 148 novos postos. No acumulado do ano, o setor de prestação de serviços continua ocupando a primeira posição entre os setores econômicos que mais geraram empregos, com 6.914 novos postos de trabalho. Em setembro, o setor gerou 709 novas vagas.

Prefeitura entrega Terminal de ônibus dos Pimentas neste domingo

Obra fundamental para a interligação recebeu investimentos de R$ 12,8 milhões
Terminal deve receber cerca de 40 mil embarques e desembarques e 235 mil passageiros por dia
Terminal deve receber cerca de 40 mil embarques e
desembarques e 235 mil passageiros por dia
Por Rosana Ibanez
Do Guarulhosweb

Após um ano do início das obras, a Prefeitura inaugurará o Terminal Pimentas no próximo domingo. A construção, orçada em R$ 12,8 milhões, possibilitará a interligação da região com o Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e a rodoviária do Cecap. A estimativa é que sejam realizados cerca de 40 mil embarques e desembarques diários e que sejam atendidas pelo terminal 235 mil pessoas diariamente.
"O Terminal do Pimentas é mais um passo para a integração do sistema de transportes de Guarulhos. Iniciamos esse processo com a implantação do Bilhete Único, que já reduziu os gastos dos usuários com as passagens de ônibus", destaca o prefeito Sebastião Almeida. "O terminal é uma demonstração de respeito ao cidadão, porque oferece conforto aos passageiros e traz maior agilidade para a utilização de outras linhas do sistema de transportes". Leia mais.

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 2010

Poder fardado impôs um ritmo de trabalho às obras do sítio aeroportuário

Da Redação do DG

Quem toma conhecimento de alguns meandros das obras em curso no Aeroporto de Guarulhos percebe de imediato que o poder fardado impôs um ritmo de trabalho às obras sob sua responsabilidade que destoa da cultura organizacional geral do sítio aeroportuário. As obras de preparação do pátio de manobras de aeronaves do futuro Terminal Três estão a pleno vapor, bem como a reforma do trecho da pista principal, próximo ao Jardim Novo Portugal. Ambas estão a cargo dos engenheiros militares do 6º Batalhão de Engenharia de Construção. A movimentação de caminhões e máquinas é intensa. Há cerca de mil funcionários de sete empresas contratadas. Os caminhões que entram e saem são inspecionados por soldados fardados. As medições de volume de material e a evolução das obras são feitas constantemente. Qualquer diferença em relação ao projeto original é refeita imediatamente. O controle das operações pelo Exército naquelas duas áreas é total. Mal se percebe a existência da Infraero ou de executivos paisanos. O espírito é de “missão”.

AINDA NÃO
O ministro da Defesa, Celso Amorim, que assumiu o cargo no dia 4 de agosto, ainda não fez nenhuma visita às obras sob responsabilidade do Exército no Aeroporto de Guarulhos.
ESTILO
O estilo do ex-ministro das Relações Exteriores, nesse quesito, destoa do antecessor, Nélson Jobim, que era presença assídua nos canteiros de obras dos militares, aos quais comparecia frequentemente fardado, embora seja civil.
VISITA
O Comandante do Exército, general Enzo Peri, é esperado para o início de novembro para uma visita ao sítio aeroportuário de Guarulhos.
INTERFACE
No campo político, o deputado estadual Alencar Santana (PT) é um dos principais interlocutores dos oficiais do Exército em operação no Aeroporto.
DESTACAMENTO
O comandante geral do “Destacamento Guarulhos” é o coronel engenheiro Carlos Alberto Maciel Teixeira.
VIRTUAL
A greve dos funcionários da Infraero, ao menos em Guarulhos, foi mais virtual do que real. Ontem, o movimento de embarque e desembarque era normal.
AVALIAÇÃO
Petistas ligados ao movimento sindical avaliam que a CUT não tinha alternativa senão “marca posição” contra a privatização dos aeroportos, mesmo sendo esta uma decisão de governo.
NEM, NEM
Por esta análise, o presidente da CUT, Arthur Henrique, nem poderia pilotar uma greve tão radical a ponto de tumultuar ainda mais os aeroportos – o que enfureceria a presidente Dilma –, e nem deixar passar em branco a privatização – o que enfureceria a ultra-esquerda sindical.
INSUFICIENTE
É avaliação geral no Executivo municipal de que apenas a linha de trem urbano ligando Guarulhos a São Paulo, prometida por Alckmin, nem de longe bastará para dar conta do movimento de passageiros e funcionários previsto para os próximos anos no Aeroporto, que pode chegar a 250 mil pessoas/dia.
DISTRAÍDO
O vereador Zuquila (PR) se manteve concentrado lendo jornal durante parte da sessão da Câmara desta quinta (20). Sua leitura era interrompida quando tinha de votar. Será que ele prestou atenção no que votou?
NOVO LOOK
O vereador Guti (PV) mudou de partido e de visual. Após a mudança partidária, ele começou a circular pelo plenário sem seus longos cabelos. Recebeu “apelos partidários” para deixá-los voltar a crescer. “No partido tem muita gente alternativa”.
CONTRA
Geraldo Celestino, vereador do PSDB, declarou ser contra as mudanças feitas no decreto Guarulhos de Cara Nova. Ele informou que as modificações deveriam ser “derrubadas”.
BRONCA
O ex-vereador Albertão disse que só se filiou ao PC do B porque foi “expulso” do PSOL pelo seu presidente Manoel Alencar, que teria ficado insatisfeito com o apoio que deu a Sebastião Almeida, em 2008.
MAIS UM
O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem mais um Poupatempo, desta vez em Mogi das Cruzes.
 
“Só metrô resolve”
ALENCAR SANTANA (PT), deputado estadual, sobre o Expresso Guarulhos, que ele considera insuficiente para atender à demanda de movimento do Aeroporto de Guarulhos para os próximos anos.

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Reticências em 20/10


Vereador Eduardo Carneiro

Por Pedro Notaro
Do Guarulhosweb

Obtusidade?
De raciocínio afiado, o vereador Eduardo Carneiro (PSDB) desenvolveu bordão mordaz para criticar os vereadores petistas. Em tom professoral, ele diz compreender “as dificuldades que os vereadores do PT tem em se expressar e interpretar”...
Tal qual
De óculos escuros durante coletiva no terminal Pimentas, ontem à tarde o prefeito Sebastião Almeida (PT) lembrava o saudoso cantor Raul Seixas, de quem é fã, por sinal. Menos da música “Cowboy fora da lei”, claro...
Mina de ouro
O terminal Pimentas impressiona pelo tamanho e movimento. Com magnitudes de rodoviária, os boxes comerciais a serem licitados deverão ser concorridos. Afinal, quem não gostaria de abrir uma pastelaria lá...
Ausência notada
Petistas graduados tentam minimizar o lançamento da pré-candidatura a prefeito do deputado federal Carlos Roberto (PSDB). Argumentam que o evento só teria grande peso se o tucano mor paulista, governador Geraldo Alckmin, tivesse participado...
Catalogando
Algumas lideranças políticas ligadas ao PT também compareceram ao evento político do PSDB. E não faltaram informantes infiltrados para observar quem estava... E quem não estava!...
Bumerangue
Se achando (no duplo sentido) prefeiturável pelo DEM, o vereador Alan Neto e sua assessoria começam a sentir a ressaca de 2009-2010, biênio em que presidiu a Câmara, assumiu certos compromissos e não cumpriu...
Mui amigo
Não passou despercebida a “avaliação crítica” que o ex-prefeito Elói Pietá (PT) fez sobre a atual administração em recente entrevista. Nem por almeidistas de carteirinha, nem por setores de oposição...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Agência de Desenvolvimento e Sebrae firmam novo convênio nesta sexta-feira



Acordo acontece após ação do MP que impediu entidade de ajudar outros órgãos

Por Ronaldo Paschoalino         
Do Guarulhosweb

Após um ano longe da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos (Agende) o Sebrae assinará novo convênio com a agência nesta sexta-feira, dia 21, que permitirá contribuir econômica e financeiramente com a manutenção da Incubadora de Guarulhos. "Por causa de uma ação no Ministério Público o Sebrae ficou impedido de manter a colaboração que tinha conosco. Eles (Sebrae) estavam impedidos de ajudar qualquer entidade, mas o Ministério Público voltou a autorizar as parcerias com o Sebrae", disse Daniele Pestelli, presidente da Agende.
A Agende é a entidade responsável pela gestão da Incubadora Tecnológica, apresentando um modelo de gestão totalmente inovador e exitoso, o PPV - Programa Pronto para Viver - que promove o desenvolvimento de empresas, onde são consideradas três variáveis simultaneamente: ciclo de vida, maturidade e competências. "Temos a incubadora mais tecnológica do Estado, principalmente, voltada para a área de Biotecnologia.
O novo convênio com o Sebrae vai auxiliar o trabalho das empresas que hoje estão na incubadora", comentou o presidente da Agende.
Conforme Pestelli, o novo convênio deixará a Incubadora de Guarulhos ainda mais forte. "Um convênio como uma instituição como o Sebrae só trará pontos positivos.
O suporte dado pelo Sebrae no desenvolvimento das empresas e o aporte financeiro vão aumentar ainda mais a capacidade de inovação de nossa incubadora.

Moradores da favela Hatsuta fazem passeata em frente ao Paço Municipal

Manifestantes reivindicam urbanização do local onde comunidade está instalada

Moradores da Hatsuta querem chamar a atenção da população e das autoridades locais
Moradores da Hatsuta querem chamar a atenção
da população e das autoridades locais
Por Marianna Falcão
Do Guarulhosweb


Os moradores da favela Hatsuta, às margens da avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, realizaram nesta terça-feira à tarde, uma passeata em frente ao Paço Municipal para reivindicar por uma urbanização no local da favela.
Enquanto uma solução não aparece para a situação habitacional dos moradores da favela, a comunidade encontra em forma de protesto um caminho para atrair a atenção da população e principalmente da prefeitura sobre o problema de habitação que atinge todas as regiões da cidade de Guarulhos.
Segundo o líder comunitário e presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Hatsuta, Gilvan Laércio da Silva, cerca de 40 pessoas participaram da manifestação com a intenção de solucionar a questão habitacional. A passeata faz parte do movimento de favelas do município,
Os representantes da comunidade foram recebidos pelo secretário de Governo, João Roberto Rocha Moraes, que agendou uma reunião para o dia 11 de novembro para ouvir as reivindicações dos moradores.
De acordo com Silva, no último dia 30, um contrato foi assinado no Paço Municipal, em que estabelece que cerca de 500 unidades habitacionais serão destinadas aos moradores da comunidade Hatsuta, por intermédio do programa da Caixa Econômica Federal, Minha Casa Minha Vida.

Pimentas ganha Terminal; investimento foi de R$ 12 milhões


Diego Calvo
Almeida cumprimenta operário no canteiro de obras

Por Alfredo Henrique
Especial para o DG

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), apresentou o Novo Terminal Rodoviário Pimentas, na tarde de ontem, no Pimentas. A obra, orçada em R$ 12,8 milhões, vai atender cerca de 40 mil usuários diariamente, possibilitando a interligação do bairro com o Centro, Bonsucesso, Taboão, São João e Rodoviária do Parque Cecap.
O terminal, com 4.200 m² e dois vãos, de 90 metros cada, além de oferecer os serviços de transporte, também contará com um fraldário (para a troca de fraldas de crianças), uma academia, brinquedos e um centro comercial – o qual ajudará na manutenção financeira da obra.
O prefeito frisou que o Terminal integra a segunda etapa da implementação do Bilhete Único no município. “As pessoas não precisarão mais carregar seus cartões na Guarupas. O terminal oferecerá uma central onde a população do Pimentas poderá carregar seus bilhetes e transitar pelo município gastando menos.”
A obra será entregue oficialmente à população neste domingo (23), às 13h.
ESGOTO
Sobre o atraso na finalização da obra da ETE-Bonsucesso (Estação de Tratamento de Esgoto) Almeida disse que é uma obra “gigantesca” e que será finalizada até o final deste ano.

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 19/10

 
Lançamento da pré-candidatura de Carlos Roberto teve objetivos importantes

Da Redação do DG

A antecipação do lançamento da “pré-candidatura” a prefeito de Carlos Roberto teve, entre outros, dois objetivos importantes. O primeiro foi tentar conter a sangria de potenciais aliados para o campo governista, que avançou rapidamente nas últimas semanas. Tudo indica que Sebastião Almeida enfrentará a reeleição apoiado por um arco de partidos ainda maior do que as 14 legendas que estiveram com ele no primeiro turno de 2008. No segundo turno daquele ano, o número só fez aumentar, garantindo a vitória. Agora, Carlos Roberto tenta se antecipar aos movimentos do Executivo e garantir os aliados desde já. Mas está difícil, e ele sabe disso. Anteontem, no evento no Guarulhão, apenas o PPS de Ricardo Rui era apoio seguro. Um outro bom motivo para antecipar da candidatura é a incerteza sobre quanto tempo mais o dirigente tucano continuará ocupando o atual mandato de deputado federal. A criação do PSD pode modificar a composição da bancada paulista na Câmara dos Deputados e devolver Carlos Roberto à condição de suplente.

E AGORA, JOSÉ?

A crise no Ministério do Esporte jogou uma batata quente no colo do ex-vereador Albertão. Em 2008, então no Psol, ele defendeu arduamente uma CPI na Câmara para investigar o programa Segundo Tempo em Guarulhos. Hoje, Albertão está filiado ao PCdoB...
MEMÓRIA
Embora não transite mais pela política guarulhense, o ex-secretário de Esportes de Guarulhos, Julio César Monzu Filgueiras, ligado ao PCdoB, também foi citado, na época das primeiras denúncias de irregularidades no Ministério, então comandado por Agnelo Queiroz. Nada foi comprovado contra ele.
PREPARAÇÃO
Alheios ao escândalo, o PC do B de Guarulhos concentra-se apenas na eleição de 2012. Esta semana, o partido reuniu todos os seus pré-candidatos a vereador.

PROPOSTAS

Recém-eleito presidente do PC do B, o sindicalista Toninho Silva diz que os candidatos “irão apresentar propostas coerentes com a ideologia partidária, e com as prioridades de desenvolvimento da cidade”.
DESFILE
O vereador e pré-candidato ao Executivo Wagner Freitas (PP) tem sido visto circulando na cidade a bordo de imponentes veículos nacionais e importados.
HARMONIA
Poucas vezes nos últimos anos houve tanta sintonia entre a administração petista de Guarulhos e a administração tucana no governo do Estado.
DIÁLOGO
Os operadores da Prefeitura têm conversas “de igual para igual”, ou seja, com densidade política equivalente, em especial com Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, e Edson Aparecido, da Secretaria de Assuntos Metropolitanos.
COMPANHEIRO
Um importante quadro do Executivo lembrou que Jurandir Fernandes, hoje um dos principais secretários de Geraldo Alckmin, já foi do PT. “Se bobear, ele nos engole”, brincou.
CASA GRANDE
O vereador Zé Mário (PSDB) afirmou que na Câmara há “escravos” do Paço Municipal, ao se referir aos vereadores do PT e partidos da base aliada. Ele comparou o prefeito ao senhor de engenho e disse que para alguns vereadores a Casa de Leis é como uma senzala. “O senhor pede e o escravo faz”, disse.
AMOR PLATÔNICO
O vereador Eduardo Kamei (PTB) disse que as constantes brigas entre os vereadores Geraldo Celestino (PSDB) e Luiza Cordeiro (PCdoB), durante as sessões da Câmara, são um sinal de “amor platônico” entre os dois legisladores.
PAU DE GALINHEIRO
O vereador Eduardo Carneiro (PSDB) declarou que o governo PT está “mais sujo que pau de galinheiro”, durante discurso proferido no lançamento da pré-candidatura à Prefeitura do deputado federal e tucano Carlos Roberto.
CORDÃO UMBILICAL
O vereador Geraldo Celestino (PSDB) afirmou que o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Soltur, é ligado umbilicalmente com o poder executivo da cidade. “Por isso posso dizer que o PSD (partido presidido por Soltur) vai se alinhar com Almeida nas eleições do ano que vem.” Ele ainda disse que está quase certo que o PSD não lançará candidato ao Paço Municipal.

“Neste vídeo há abusos contra a classe trabalhadora”

Guti, vereador pelo PV, sobre DVD que denuncia abusos da rede de lanchonetes McDonald’s

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Reticências em 19/10

Ex-prefeito Elói Pietá
Por Pedro Notaro
Do Guarulhosweb

Tenho dito
Contrariando sua discrição em relação à política local, o ex-prefeito Elói Pietá (PT) passou a defender publicamente que o vice, Carlão Derman, deve ser mantido para a sucessão em 2012. Ou seja: claro recado para os partidos aliados que almejam indicar o cargo; e para os petistas que defendem outros nomes, como o da vereadora Eneide Lima...
Simbiose
Embora tenham personalidades e posições distintas, não está descartada a união política entre duas lideranças sindicais em Guarulhos: o metalúrgico José Pereira, cacique no PDT, e Toninho Silvan, cacique no PCdoB. Resta saber qual seria a pajelança em comum...
Cronograma
Interlocutores de Eduardo Soltur (PSD) afirmam: o projeto político é ser o vereador mais votado em 2012, e assim tentar se reeleger presidente da Câmara... Para em 2014 disputar mandato de deputado. Vice só se o PT solicitar. Ah, bom...
Briga de vizinhos
Os debates na sessão de ontem na Câmara foram pautados pelo escândalo no Ministério dos Esportes. O vereador Geraldo Celestino (PSDB) aproveitou para atacar o PCdoB da vereadora Luiza Cordeiro, sua rival regional no Parque Cecap. Ela não se fez de rogada e devolveu no mesmo tom as críticas...
Agregando
Em defesa do PT, o líder petista Zé Luiz invocou a “teoria da conspiração” que a revista “Veja” estaria há muito tempo praticando “denuncismo”. Aproveitou para fazer alusão ao governo estadual, chamando de “malandrão” o cunhado do governador Geraldo Alckmin, envolvido numa série de denuncias também...
Perguntas no ar
Jorginho Mudalen e “Alan Bisneto” continuam filiados ao DEM?...
Agenda
A solenidade hoje à noite de transformação do antigo hospital Samcil-Brasil em Unimed deverá ser concorrida...
No ar
O prefeito Sebastião Almeida (PT) deverá participar amanhã ao vivo do programa “Radar” (Imprensa 102,5 FM e TV Cantareira, às 7h). Perguntas antecipadas pelos contatos acima nesta coluna...

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 18/10

Edinho Silva, presidente do PT-SP
A avaliação do PT em diferentes esferas

Da Redação do DG

Na avaliação do PT estadual, o governo federal não pode deixar a bandeira da mobilidade urbana inteiramente na mão do PSDB de São Paulo, como já está acontecendo. Algo precisa ser feito.
O governo federal está sendo pressionado a apresentar um programa sério de investimentos em transporte de massa na Grande São Paulo.
Essa avaliação implica convencer Dilma Rousseff a abandonar o sonho bilionário do trem-bala e, em troca, usar os R$ 60 ou R$ 70 bilhões previstos no TAV para financiar um plano ousado de transportes de alto impacto na região metropolitana, especialmente Guarulhos. Um programa que inclua especialmente metrô, além de trens urbanos e canaletas exclusivas de ônibus.
Para o PT, a questão é como fazer desse limão uma limonada: ou seja, como trocar o projeto do trem-bala – um programa considerado perdulário e faraônico por muitos críticos, que beneficiaria apenas alguns milhares de passageiros por dia – por investimentos equivalentes em várias regiões metropolitanas do País, com poder de beneficiar milhões de pessoas.
É, SIM
O vereador Alan Neto (DEM) sustenta que será, sim, candidato a prefeito de Guarulhos. Reiterou que seu nome já está aprovado pelo diretório estadual do partido.
FATOR KASSAB
Mas declarações enfáticas de Alan Neto escorregam em terreno político ainda movediço. Para o DEM, que nunca foi forte em Guarulhos, a questão de ter ou não candidatura própria ficou ainda mais complexa depois do surgimento do PSD de Gilberto Kassab.
SINTOMÁTICO
O fato de o deputado federal Jorge Tadeu não ter se interessado em disputar novamente a Prefeitura de Guarulhos (ele que é presidente estadual do partido) foi percebido como eloquente um sinal de fraqueza.
NA BASE
É fato que, dos vereadores, apenas Eduardo Soltur filiou-se ao PSD. Mas ninguém tem dúvida de que, na base, muitos dos “operadores” anônimos, cabos eleitorais e puxadores de votos do DEM de Guarulhos preferirão prestar seus serviços ao PSD, em 2012.


E MAIS

Outro complicador é a ainda incerta composição da chapa do PSDB para a Prefeitura paulistana, que certamente produzirá efeitos sobre as candidaturas guarulhenses, dada a estratégia eleitoral metropolitana adotada pelo governador.
COMPOSIÇÃO
Se Geraldo Alckmin se compuser com o DEM em São Paulo (e não com o PSD, como quer Kassab e o PSDB serrista), será muito provável que Carlos Roberto seja instado a repetir o mesmo arranjo em Guarulhos, emparedando a candidatura própria de Alan Neto.
ESGRIMA
Geraldo Celestino (PSDB) e Luiza Cordeiro (PCdoB) trocaram uma longa sequência de estocadas, na sessão de ontem da Câmara.
ATAQUE
Celestino falou sobre corrupção e citou as denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva, do mesmo partido da vereadora.
DEFESA
Luiza Cordeiro defendia o seu PCdoB com unhas e dentes, até que Celestino a chamou de “camarada” e afirmou “se envergonhar” por ela se alinhar com o que chamou de “uma quadrilha”. Então, o tempo fechou de vez.
ATRASADO
Wagner Freitas (PP) chegou à sessão por volta das 15h55. Como sempre, com seu chapéu de caubói. E sem gravata.


ANIMAL

O vereador Guti, único sobrevivente da bancada do PV, interrompeu os trabalhos da Câmara pedindo para que o presidente Eduardo Soltur deixasse um representante de movimentos de defesa dos animais falar no grande expediente.


SÓ NA FACA

O vereador Eduardo Kamei (PTB) afirmou que Geraldo Celestino (PSDB) reclama há um ano sobre dores em seu nervo ciático. Kamei sugeriu que ele pare de tomar remédios e “entre na faca” para sanar o problema.
TRABALHANDO
Alheio ao tiroteio que envolve a Infraero, a CUT e até setores do próprio PT, as equipes de engenharia do Exército seguem trabalhando a pleno vapor no canteiro de obras do Aeroporto de Guarulhos.
ANTES DO PRAZO
A ordem é concluir as obras do Terminal Remoto e do Terminal Três seis meses antes do prazo.
“A revista ‘Veja’ se tornou um panfleto de oposição”
ZÉ LUIZ, vereador do PT, falando sobre série de denúncias da revista ‘Veja’ contra o seu partido